#BoraVotar: Itajaí é palco da última ação da campanha neste ano

Iniciativa do TRE percorreu 8 municípios nas regiões de Santa Catarina

bora votar

Você já ouviu falar da cidade catarinense chamada “Rio que corre sobre as pedras” ou “Rio dos Taiás”? Esses são alguns dos significados atribuídos por historiadores e estudiosos ao nome herdado dos tupis-guaranis do sexto município mais populoso do estado: Itajaí.

Foi lá que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) promoveu, nesta quinta-feira (25), a última ação do ano da campanha Meu primeiro título #BoraVotar. O evento aconteceu na Escola de Educação Básica (EEB) Nereu Ramos e foi comandado pelo presidente da Corte, desembargador Fernando Carioni, pelo procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, e pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc), juiz Rodrigo Fernandes, que cresceu em Itajaí e inclusive estudou no mesmo colégio.

“Eu vim aqui falar do projeto BoraVotar, mas eu não posso deixar de falar do filme que se passa na minha cabeça ao voltar no colégio onde fui alfabetizado. O meu orgulho, a minha satisfação em ter estudado aqui no colégio Nereu Ramos”, declarou Fernandes.

A iniciativa do TRE-SC mobilizou 76 alunas e alunos que aproveitaram para fazer o cadastro eleitoral e garantir o título de eleitor para votar nas Eleições Gerais de 2022. “Muitas vezes o jovem acha que não é importante ter o título de eleitor nessa idade, mas, querendo ou não, o nosso voto faz a diferença”, disse a estudante Giulia Alexia da Silva.

Bora votar

O engajamento dos jovens de 16 e 17 anos no processo eleitoral é o foco da campanha Meu primeiro título #BoraVotar, iniciada em 13 de setembro. Em pouco mais de dois meses de execução, houve um aumento de 33% no número de eleitores menores de 18 anos inseridos no cadastro eleitoral, o que corresponde a 4.825 jovens eleitores.

“Vocês serão responsáveis pela escolha dos seus representantes em cargos públicos. Escolham, dentre todos, os melhores. Praticando a política é que nós chegaremos aos objetivos. Todos nós, indistintamente de qualquer profissão, de qualquer credo, somos responsáveis”, afirmou o desembargador Carioni.

Bora votar

O procedimento para a retirada do título eleitoral é feito 100% online de forma rápida, fácil e gratuita, utilizando o formulário Título Net . O documento é o passaporte necessário para participar da maior festa da democracia: as eleições.

“O Estado existe para vocês, o Estado são vocês e vocês têm o poder e o dever de agir nele. Força, consciência e bora votar”, recomendou o procurador regional eleitoral André Stefani Bertuol.

Homenagem

A emoção tomou conta do evento quando o juiz Rodrigo Fernandes recebeu das mãos da diretora da escola o seu histórico escolar. Ato concretizado na presença dos pais Rose e Roberto Fernandes. “Eu vivo a emoção que o Rodrigo vive. A satisfação de ver ele emocionado é muito grande, e as raízes vão florescendo e a emoção vai tomando conta”, comentou o pai do juiz do TRE-SC.

A homenagem foi completada com a entrega da medalha de honra ao mérito pela coordenadora pedagógica Izabel Schulte Mello. “Eu me vejo em vocês”, declarou Fernandes ao recebê-la.

“Você fez história na nossa escola. Que todos os jovens aqui presentes possam seguir o exemplo”, complementou a diretora Regiane de Jesus Vieira.

Bora votar

Autoridades

O prefeito de Itajaí lembrou aos estudantes que a política está presente em todos os setores da sociedade, e que ser apolítico também é assumir uma posição política. “Essa pandemia nos aproximou como se fôssemos uma aldeia, ela está nos mostrando que podemos ter muito mais unidade no mundo todo e nos ajudar mutuamente. E isso depende da política”, ressaltou Volnei José Morastoni.

O presidente da Câmara de Vereadores destacou a importância do papel das redes sociais. “É dentro desse linguajar moderno, dentro do TikTok, Instagram, Facebook, dentro das redes sociais que nós vamos encontrar o debate, hoje, da nossa sociedade”, disse Marcelo Werner.

Também estiveram presentes no evento os juízes eleitorais Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres e Ademir Wolff, o procurador-geral do município Gaspar Laus, a coordenadora regional de Educação, Cleonice Monteiro Berejuk, o secretário municipal de Desenvolvimento, Thiago Morastoni e o representante da seccional da OAB, Guilherme Campestrini.

Cidades

Desde o lançamento da campanha da Justiça Eleitoral, já foram realizadas ações em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, São Miguel do Oeste, Criciúma e Lages. Nesses locais, cerca de 220 jovens fizeram o alistamento eleitoral durante os eventos promovidos pelo TRE-SC.

Bora votar

“Fazer o título de eleitor é uma vontade que eu tenho há muito tempo. Eu quero e vou votar para fazer do Brasil um lugar melhor porque é a minha casa”, disse o estudante Luiz Carlos Mendes, de 16 anos.

A ação em Itajaí foi concluída ao som das músicas “Garota de Ipanema”, pelo aluno Mateus Carraro da Silva e seu saxofone; e “Dias Melhores”, na voz e violão do aluno João Victor dos Santos.

“Vivemos esperando dias melhores...”, embalou o coral formado pelos estudantes presentes.

bora votar

Acompanhe tudo na página Meu primeiro título #BoraVotar .

Veja as fotos do evento em Itajaí, disponíveis no Flickr do Tribunal.

Por Jean Peverari/Manoela Pinheiro/Maria Heloísa Vieira

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Leia mais:

18.11.2021 - #BoraVotar: juventude de Lages adere à campanha do TRE-SC

04.11.2021 - #BoraVotar: Justiça Eleitoral mobiliza jovens de Criciúma (SC)

20.10.2021 - #BoraVotar: Chapecó e São Miguel do Oeste sediam eventos da campanha

14.10.2021 - #BoraVotar: estudantes de Blumenau participam da ação da campanha do TRE-SC

30.09.2021 - #BoraVotar: ação da campanha do TRE-SC é realizada em escola de Joinville

22.09.2021 - #BoraVotar: Quem tem entre 16 e 17 anos pode votar nas próximas eleições

16.09.2021- #BoraVotar: IEE de Florianópolis recebe primeira ação da campanha do TRE-SC

15.09.2021 - #BoraVotar: jovens fazem título após lançamento da campanha do TRE-SC

13.09.2021 - TRE-SC lança a campanha Meu primeiro título #BoraVotar

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido