#BoraVotar: Justiça Eleitoral mobiliza jovens de Criciúma (SC)

Ação da campanha envolveu os estudantes do Cedup Abílio Paulo

Autoridades da Justiça Eleitoral e estudantes de Criciúma na ação da campanha Meu primeiro títul...

Depois de visitar municípios do Vale do Itajaí, Norte e Oeste de Santa Catarina, a equipe do Tribunal Regional Eleitoral chegou à região Sul do estado. Criciúma é conhecida como “cidade do carvão” e foi colonizada por imigrantes italianos. A ação da campanha Meu primeiro título #BoraVotar ocorreu nesta quinta-feira (4), no Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo.

O colégio conta com aproximadamente 500 estudantes entre 16 e 17 anos, público alvo da campanha do TRE-SC. “Estamos a menos de 11 meses da maior eleição do país. Todos vocês e seus amigos que se cadastrarem até o dia 4 de maio do ano que vem terão a responsabilidade maior de escolher o presidente da nossa nação. E lá na urna, vocês exercem a escolha de forma livre e espontânea ao apertar o número dos seus candidatos”, disse aos jovens o presidente da Corte, desembargador Fernando Carioni.

O índice de eleitores menores de 18 anos em Criciúma caiu de 1,36%, em 2010, para 0,20% este ano. Foram 1.877 eleitores contra os atuais 296. Em contrapartida, o eleitorado total do município saltou de 137.735 (2010) para 146.800 (2021), segundo dados extraídos no dia 1º de outubro deste ano.

A Constituição Federal estabelece como facultativo o voto para os analfabetos, para os maiores de 70 anos, bem como para os jovens com mais de 16 e menos de 18 anos. Entretanto, os estudantes nessa faixa etária ou que irão completar 16 anos até o pleito do ano que vem podem e devem exercer o direito de escolher seus representantes políticos, por meio do voto.

Meu Primeiro Título #BoraVotar é uma campanha institucional do TRE-SC, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc), que regionaliza a campanha nacional #BoraVotar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Nós estamos no Instagram, no YouTube e no TikTok. Então, na medida do possível, o que vocês puderem fazer para compartilhar essa ideia, esse movimento do BoraVotar, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e a Justiça Eleitoral brasileira agradecem, e todos ganham com isso”, declarou o diretor da Ejesc, juiz Rodrigo Fernandes.

Estudantes de Criciúma participam da ação da campanha Meu primeiro título #BoraVotar, do TRE-SC

Título de eleitor

Retirar o documento eleitoral e garantir a possibilidade de participar do processo democrático brasileiro nunca foi tão fácil. Isso porque, todo o procedimento é feito de maneira 100% online. Esse vídeo explicativo , produzido pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom/TRE-SC), mostra passo a passo como proceder para obter o primeiro título de forma rápida e gratuita.

Foi o que fizeram 53 alunas e alunos durante a ação realizada pelo Tribunal em Criciúma. E outros 60 estudantes também participaram como convidados no evento.

A diretora da escola, Maristela Burigo da Silva Bolan, informou que tirar mais títulos de eleitor será uma das tarefas da gincana promovida com os alunos. “A gente vai ter que abraçar essa atitude que é muito forte e muito importante”, destacou.

Ações da campanha

Desde que a campanha foi lançada no dia 13 de setembro, o TRE-SC já promoveu ações junto ao público jovem de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó e São Miguel do Oeste.

O evento em Criciúma reuniu diversas autoridades locais como o secretário municipal de Educação, Valmir Dagostim; a coordenadora regional de Educação, Ronisi Cristina Silva Guimarães; o juiz eleitoral, Ricardo Machado de Andrade, o juiz substituto, José Renato Domingos; e o promotor eleitoral, Jadson Javel Teixeira, além de chefes de cartórios e servidores da Justiça Eleitoral no município.

Todo o material da campanha, incluindo as notícias já divulgadas, pode ser acessado na página Meu primeiro título #BoraVotar .

Por Jean Peverari/Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Leia mais:

20.10.2021 - #BoraVotar: Chapecó e São Miguel do Oeste sediam eventos da campanha

14.10.2021 - #BoraVotar: estudantes de Blumenau participam da ação da campanha do TRE-SC

30.09.2021 - #BoraVotar: ação da campanha do TRE-SC é realizada em escola de Joinville

22.09.2021 - #BoraVotar: Quem tem entre 16 e 17 anos pode votar nas próximas eleições

16.09.2021- #BoraVotar: IEE de Florianópolis recebe primeira ação da campanha do TRE-SC

15.09.2021 - #BoraVotar: jovens fazem título após lançamento da campanha do TRE-SC

13.09.2021 - TRE-SC lança a campanha Meu primeiro título #BoraVotar

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido