#BoraVotar: cartórios eleitorais de Jaraguá do Sul realizam ação com estudantes

Campanha destinada aos jovens foi lançada pelo TRE-SC em 13 de setembro

Servidores da Justiça Eleitoral apresentam a campanha do TRE-SC aos estudantes

A Justiça Eleitoral marcou presença na Semana Interdisciplinar de Ética e Cidadania da Escola Professor Duarte Magalhães, localizada em Jaraguá do Sul. O colégio é o maior local de votação da cidade, que conta atualmente com mais de 5,5 mil eleitores. Alunas e alunos foram apresentados à campanha Meu primeiro título #BoraVotar, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

A ação foi realizada pelos servidores das 17ª e 87ª Zonas Eleitorais (ZEs). Os estudantes participaram de um concurso sobre a campanha do TRE-SC, no qual confeccionaram 14 trabalhos entre cartazes, folders, jogo online de vídeo game e até fizeram a composição de uma música sobre o tema.

Estudantes de Jaraguá do Sul que participaram da ação da campanha Meu primeiro título #BoraVotar

“Alguns alunos realizaram ali mesmo o cadastramento do primeiro título. Depois da apresentação, foi feito um debate que teve de ser encerrado por falta de tempo, pois a participação foi muito intensa”, conta Eduardo Leitis Arbigaus, chefe de cartório da 17ª ZE.

Ele informou que durante a realização da Semana de Ética e Cidadania, houve um acréscimo de quase 15% do número de eleitores de 16 anos na cidade. “Percebemos que o que falta, muitas vezes, aos jovens é um incentivo à sua participação. Pois apenas com essa pequena ação, vimos um desenvolvimento muito legal no que diz respeito à ética e à cidadania deles, expressas de forma brilhante nos trabalhos apresentados”, destacou o servidor.

O convite para a participação da Justiça Eleitoral partiu da direção da escola e da Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi).

Por Jean Peverari, com informações do chefe de cartório da 17ª ZE

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido