#BoraVotar: estudantes de Blumenau participam da ação da campanha do TRE-SC

Autoridades locais também estiveram presentes no evento

Ação da campanha Meu primeiro título #BoraVotar, do TRE-SC, na cidade de Blumenau.

Cerca de 100 estudantes lotaram o pátio da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, em Blumenau, nesta quinta-feira (14). Eles foram convidados a participar da ação da campanha Meu primeiro título #BoraVotar , desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Lançada há um mês, no dia 13 de setembro, a campanha visa conscientizar os jovens de 16 e 17 anos sobre a importância do processo eleitoral na vida das pessoas. O presidente da Corte lembrou que cada cidadã e cidadão é responsável pela escolha dos seus representantes no município, estado e país. “Queremos que vocês, ao participarem da escolha dos seus administradores, sejam o futuro da nossa nação”, afirmou o desembargador Fernando Carioni.

Dados sobre o eleitorado de Blumenau foram apresentados pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc), juiz Rodrigo Fernandes. Ele informou que enquanto o número de eleitores do município saltou de aproximadamente 222 mil, em 2010, para 250 mil, em 2021, o de jovens entre 16 e 18 anos com título de eleitor caiu de 1.861 (2010) para 576 (2021).

“Nós acreditamos que a política tem sido vista de maneira pejorativa, ruim, polarizada e sabemos que essa não é a verdade. Existem sim coisas ruins, mas existem muitas coisas boas. E nós acreditamos que o quanto antes haja o envolvimento dos jovens nessas questões, maior será a análise crítica que vocês terão para poder diferenciar uma fake news, uma desinformação de um fato”, ponderou o diretor da Ejesc.

A conscientização sobre o papel individual e coletivo de cada um foi destacada pelo procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol. “A união entre pessoas que têm a mesma ideia e com isso conseguem levar essa ideia para quem pode decidir - os representantes -, passa a fazer a diferença no mundo. E é essa consciência que vocês agora devem focar, individual e coletivamente”, ressaltou.

Estudantes e autoridades de Blumenau participam da ação da campanha Meu primeiro título #BoraVot...

Além dos estudantes, o evento também reuniu autoridades locais como o juiz e a promotora da 88ª Zona Eleitoral, Emanuel Schenkel do Amaral e Silva e Roberta Magioli Meirelles; o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt; os vereadores Almir Vieira e Gilson de Souza; a representante da Coordenadoria Regional de Educação, Marília Mengers; a secretária municipal de Educação, Patrícia Leders; a diretora-geral da Semed, Ângela Simon; e o secretário-geral adjunto da OAB do município, Marcelo Duran.

O prefeito da cidade explicou às alunas e alunos que o voto decide a estrutura existente tanto na escola como nas ruas. “O voto decide, quiçá, a oportunidade de emprego e renda para o futuro de vocês e de suas famílias”, reforçou.

Após a apresentação da campanha, parte dos jovens aproveitou a oportunidade para fazer o cadastro eleitoral de forma rápida, fácil e gratuita, por meio do celular ou notebook. “Os 20 alunos que temos hoje fazendo o título no evento serão multiplicadores dentro da nossa escola para todos os 1.987 alunos”, comemorou a diretora do colégio, Cleusa Furtado Kratz, ao agradecer pela ação do TRE-SC.

“É aqui que vamos ter a iniciativa de que os jovens possam, cada vez mais, fazer parte desse processo, que é o maior processo democrático da política brasileira”, complementou a secretária municipal de Educação, Patrícia Leders.

Desde que a campanha foi lançada, ações como a de Blumenau já foram realizadas em Florianópolis e Joinville. As próximas cidades a receberem a Justiça Eleitoral serão Chapecó e São Miguel do Oeste, nos próximos dias 19 e 20, respectivamente.

Acesse a página da campanha Meu primeiro título #BoraVotar .

Por Jean Peverari/Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Leia mais:

30.09.2021 - #BoraVotar: ação da campanha do TRE-SC é realizada em escola de Joinville

22.09.2021 - #BoraVotar: Quem tem entre 16 e 17 anos pode votar nas próximas eleições

16.09.2021- #BoraVotar: IEE de Florianópolis recebe primeira ação da campanha do TRE-SC

15.09.2021 - #BoraVotar: jovens fazem título após lançamento da campanha do TRE-SC

13.09.2021 - TRE-SC lança a campanha Meu primeiro título #BoraVotar

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido