Outubro Rosa: campanha do TRE-SC reforça a importância do autocuidado para a saúde das mulheres

Câncer de mama é o que mais acomete a população feminina em todo o mundo

outubro rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa em todo o mundo. Criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, na década de 1990, este movimento visa o compartilhamento de informações e a conscientização sobre o câncer de mama, alertando a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce para a redução da mortalidade por conta da doença.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que no ano passado mais de 2 milhões de mulheres em todo o mundo descobriram que estavam com câncer de mama. No Brasil esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina, e também o que mais mata.

Este ano o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), através da Seção de Saúde, intensifica a divulgação dessas informações com a produção do vídeo Outubro Rosa – Cuide-se, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social. Com a participação do Dr. Alessandro Paim, médico do TRE-SC, e de servidoras do tribunal, o vídeo reforça o alerta sobre a prevenção de risco que, junto ao diagnóstico precoce, aumentam a chance de cura da doença.

Para Luciane Soldateli, chefe da Seção de Saúde do TRE-SC, as campanhas dentro do Programa de Qualidade de Vida visam trazer um olhar para o autocuidado dos servidores, levando informações seguras, precisas e de fontes confiáveis, para incentivar mudanças de hábitos e costumes com um único objetivo: melhorar a qualidade de vida dos servidores do Tribunal Regional de Santa Catarina.

Todos os meses a Seção de Saúde do TRE-SC busca abordar um ou dois assuntos principais de prevenção e promoção de saúde e bem-estar do servidor. Esses assuntos são tratados em campanhas na página do Tribunal na internet, e também são divulgados através de informes, e-mails e grupos de whatsapp. “Trazemos sempre materiais que possam ser compartilhados pois, quanto mais a informação se disseminar, melhor. O feedback é muito bom, inclusive de outros tribunais que também recebem nosso material. E se o nosso trabalho fizer a mudança na vida de uma pessoa que seja, já valeu a pena”, diz Luciane.

Além das questões de saúde, as campanhas também visam a integração dos servidores, já que a cada produção a Seção de Saúde busca engajar todos eles. Como aconteceu nas campanhas Saúde e Movimento, Doação de Sangue, Dia dos Pais e, recentemente, Vacina É Saúde  – esta última com a colaboração em massa dos servidores que, ao tomarem a vacina contra a Covid-19, participaram da campanha compartilhando seus depoimentos.

Clique aqui e assista ao vídeo

Por Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido