#BoraVotar: ação da campanha do TRE-SC é realizada em escola de Joinville

Estudantes e autoridades locais participaram da iniciativa da Justiça Eleitoral

Presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni, fala a estudantes de Joinville sobre a imp...

A Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos de Joinville foi palco, na manhã desta quinta-feira (30), da ação da campanha Meu primeiro título #BoraVotar , promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Ao falar para os estudantes, o presidente da Corte, desembargador Fernando Carioni, destacou a importância de os jovens saberem o que acontece na política para escolherem bem os seus representantes. Ele informou que nas Eleições Gerais de 2022 serão escolhidos governador e vice-governador, 16 deputados federais, 40 deputados estaduais, um senador e o presidente e o vice-presidente da República.

“Sejamos brasileiros na extensão, mais uma vez dos deveres e das obrigações. Não deixemos o nosso país naufragar. Dependemos de vocês, vocês são o futuro da nossa nação. Lutem, exijam, venham participar. É isso o que pedimos a vocês”, conclamou o desembargador.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc), juiz Rodrigo Fernandes, lembrou que nas eleições de 2010 o eleitorado de Joinville formado por pessoas entre 16 e 18 anos correspondia a 4.028, o que representava, na época, 1,12% do total de eleitores do município. Hoje, 1.042 jovens dessa mesma faixa etária possuem cadastro na Justiça Eleitoral, ou seja, um número bem menor que o registrado naquele ano.

“A quantidade de eleitores aumentou em 10 anos, mas a quantidade de pessoas de 16 a 18 anos diminuiu pelo menos quatro vezes. Isso significa que há um decréscimo nesse quantitativo. Não sabemos ainda o porquê, talvez seja a desinformação, as chamadas fake news , e nós estamos aqui buscando resgatar o envolvimento de vocês na cidadania”, declarou.

Segundo dados eleitorais, em Santa Catarina os jovens representam apenas 0,31% do eleitorado. Estima-se que aproximadamente 320 mil estejam fora do Cadastro Eleitoral. Esse número corresponderia a 6,15% do total de eleitores.

Para o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, o título de eleitor é o primeiro passo, mas não é o único rumo ao desenvolvimento da consciência política e cidadã. “O importante é que a mente e o coração de vocês percebam isso, que o Estado é vocês, vocês são o Estado, e o Estado existe para vocês”, ressaltou.

Autoridades eleitorais e estudantes na ação da campanha Meu primeiro título #BoraVotar, em Joinv...

Após ouvirem as autoridades eleitorais, os estudantes assistiram ao vídeo da campanha Meu primeiro título #BoraVotar e realizaram o cadastro eleitoral de forma simples e prática, utilizando o aparelho celular. Entre eles o aluno Gustavo dos Santos Florindo, de 16 anos. “Muita gente pensa que não vale a pena, que como não é obrigatório não vou fazer, mas faça. O teu voto vai fazer a diferença”, disse.

“Nós temos visto nas últimas eleições como os resultados têm ficado com uma margem muito pequena, o que mostra que qualquer eleitor faz sim a diferença. Então é por isso que é necessário que o jovem de 16 anos, que já tem a condição de exercer plenamente a sua cidadania, possa participar da vida política do país”, complementou a juíza da 76ª ZE de Joinville, Viviane Speck de Souza.

Também estiveram presentes na ação da campanha do TRE-SC o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Peixer; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral e Assuntos Legislativos da OAB de Joinville, Murio de Moraes; a coordenadora regional de educação, Sônia Teresinha Leandro Paul; o presidente da Associação Empresarial (ACIJ), Marco Antonio Corsini; e o presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Joinville (Acomac), Ivonei Arnaut, além dos chefes de cartório eleitoral.

A diretora da escola agradeceu pela iniciativa da Justiça Eleitoral. “Tenho certeza que os nossos alunos irão aproveitar com muito esmero essa oportunidade e serão os multiplicadores dessa ação”, concluiu a professora Claudete Duarte Ribeiro.

Acesse a página da campanha Meu primeiro título #BoraVotar .

Por Jean Peverari/Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Leia mais:

22.09.2021 - #BoraVotar: Quem tem entre 16 e 17 anos pode votar nas próximas eleições

16.09.2021- #BoraVotar: IEE de Florianópolis recebe primeira ação da campanha do TRE-SC

15.09.2021 - #BoraVotar: jovens fazem título após lançamento da campanha do TRE-SC

13.09.2021 - TRE-SC lança a campanha Meu primeiro título #BoraVotar

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido