#BoraVotar: IEE de Florianópolis recebe primeira ação da campanha do TRE-SC

Estudantes aproveitaram para fazer o título de eleitor

jovens campanha

“Hoje é o ponto inicial da nossa luta de fazer com que esses jovens, de fato, iniciem a cidadania. Vamos tentar estimulá-los e usá-los para o despertar de todos os seus colegas. Essa é a nossa grande tarefa”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Fernando Carioni, ao dar início à primeira ação programada da campanha Meu Primeiro Título #BoraVotar em unidades educacionais do estado. O evento desta quinta-feira (16) foi realizado no Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis.

A comitiva do TRE-SC foi recebida pelo diretor geral da instituição, Vendelin Santo Borguezon, e por 15 estudantes que tiveram a oportunidade de fazer o cadastramento eleitoral. Segundo o diretor, o #BoraVotar é uma campanha que traz uma motivação para desmistificar um pouco o senso comum sobre o processo eleitoral e as questões que não correspondem à realidade. “Os jovens precisam ter essa consciência política, participar de ações propositivas e pensar no que é melhor não somente para si, mas sim para toda a sociedade”, declarou.

O vice-presidente do TRE-SC e corregedor geral eleitoral, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, falou sobre a expectativa com relação à ação da campanha nas escolas catarinenses. “Esse projeto é muito importante por trazer esses jovens para que exerçam a cidadania e, de repente, até mesmo decidir uma eleição, já que são 320 mil jovens ainda fora do cadastro eleitoral no estado”, comentou.

jovens campanha

A aluna Dienifer Machado, de 16 anos, foi uma das que participaram da iniciativa no IEE. Depois de assistir ao vídeo do passo a passo para tirar o título, ela já realizou o cadastro eleitoral. “É muito bom saber que eu tenho importância, e é por isso que eu decidi já fazer o meu título. Vou poder expressar minha opinião política através do meu voto, e vou saber que lá na frente poderei cobrar os meus direitos, minhas vontades e os meus desejos para o meu município, estado e país”, disse.

A ação da Justiça Eleitoral contou com a presença do juiz e diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (Ejesc), Rodrigo Fernandes; do procurador regional eleitoral André Stefani Bertuol; e dos juízes do TRE-SC Zany Estael Leite Júnior, Marcelo Pons Meirelles e Luís Francisco Delpizzo Miranda.

A campanha “Meu Primeiro Título #BoraVotar” segue com ações em todo o estado, promovendo o engajamento de jovens em toda Santa Catarina. Estão previstas para os próximos meses ações junto a unidades educacionais de Joinville (30/09), Blumenau (14/10), Chapecó (21/10), Criciúma (04/11), Lages (18/11) e Itajaí (25/11).

Confira as fotos da ação da campanha no IEE disponíveis no Flickr do Tribunal.

Por Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Leia mais:

15.09.2021 - #BoraVotar: jovens fazem título após lançamento da campanha do TRE-SC

13.09.2021 - TRE-SC lança a campanha Meu primeiro título #BoraVotar

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido