#BoraVotar: jovens fazem título após lançamento da campanha do TRE-SC

Filhas e filhos de servidores do Tribunal já garantiram o documento

cadastro

Logo após o lançamento da campanha “Meu primeiro título #BoraVotar”, ocorrido nesta segunda-feira (13), filhas e filhos de servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) aproveitaram para fazer o título de eleitor.

Os jovens estiveram presentes na sessão de lançamento da campanha e, na sequência, apadrinhados pelos juízes da Corte eleitoral, ocuparam seus lugares para acessar a página do TRE-SC na internet e realizar os procedimentos necessários para obtenção do título. Participaram da ação: Alice Lankewicz, Sofia Martins Nunes, Ana Lívia Caciatore Moraes, Isabela Chamma Possamai, Camile Ramos Ribeiro, Fernanda Cristina Nunes Orth e Gabriel Ribeiro Pereira. 

Coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (Ejesc), a iniciativa visa aproximar ainda mais os jovens do processo eleitoral. E o início se deu com o convite aos filhos e filhas de servidores do Tribunal para que, com o apoio e a experiência de seus pais junto ao TRE-SC, possam participar de toda a preparação de uma eleição – desde o momento de tirar o primeiro título até a apuração dos resultados das urnas.  

Carina Sardá, de 19 anos, e Pedro Bertoncini Oliveira, de 17 anos, também estiveram presentes. Carina fez parte da campanha de incentivo ao alistamento eleitoral do TRE-SC em 2018, sendo inclusive mesária voluntária nas eleições 2020. Pedro já tem o título de eleitor e, mesmo já tendo votado aos 16 anos, está engajado na nova campanha para conhecer mais sobre a Justiça Eleitoral e todo o processo de preparação das eleições.

A decisão do Tribunal em aderir ao TikTok para ampliar as ações voltadas ao público jovem chamou a atenção de Carina. “O TRE-SC entrou no TikTok, que é um jeito muito bom de chegar realmente nos jovens, e acredito que a campanha vai para frente e espero que dê tudo certo”, disse.  

Pode tirar o título de eleitor quem tem 16 e 17 anos. O voto nessa faixa etária é considerado facultativo, conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, mas o direito de votar já pode e deve ser exercido.

Para quem tem 15 anos e irá completar 16 até o dia 2 de outubro de 2022 - data do 1º turno das eleições -, a inscrição eleitoral pode ser feita a partir de janeiro do próximo ano.

Siga o passo a passo no folder da campanha “Meu primeiro título #BoraVotar” e faça o título de eleitor pela internet.  

Por Jean Peverari/Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Leia mais:

13.09.2021 - TRE-SC lança a campanha Meu primeiro título #BoraVotar

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido