#BoraVotar: quem tem entre 16 e 17 anos pode votar nas próximas eleições

Alistamento eleitoral vai até o dia 4 de maio de 2022, e pode ser feito online

Jovem que participa da campanha Meu primeiro título #BoraVotar, do TRE-SC

Que o alistamento eleitoral é obrigatório para quem tem mais de 18 anos todo mundo já sabe. O que nem todo mundo sabe é que os jovens que têm 16 e 17 anos já podem fazer o título de eleitor. Apesar de ser facultativo, o voto para essa faixa etária é um exercício de cidadania e uma oportunidade de participar do processo eleitoral.

Também pode tirar o título quem irá completar 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data das próximas eleições. Mas para quem tem 15 anos, o alistamento somente será permitido no período de janeiro até 4 de maio de 2022.

Todo o procedimento para tirar o título de eleitor está sendo feito de forma online. Mas é simples! Confira o vídeo com o passo a passo do alistamento eleitoral.

Campanha do TRE-SC

Lançada no início de setembro, a campanha Meu Primeiro Título #BoraVotar traz materiais informativos e ações dentro de instituições de ensino de toda Santa Catarina, que tem o objetivo não somente de informar os jovens sobre o alistamento eleitoral, mas principalmente engajá-los e trazê-los para perto da Justiça Eleitoral.

Hoje estima-se que aproximadamente 320 mil jovens estejam fora do cadastro eleitoral no estado. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Fernando Carioni, vê com grande expectativa os resultados das ações da campanha. “Este é um momento de amplificação de ideias. Vamos estimular os jovens a inscreverem-se eleitores tornando-se, de fato e por direito, cidadãos plenos. Esse número de eleitores pode, sim, mudar o resultado de uma eleição. E os jovens já sabem que é por meio do voto que construímos o destino da nação”, disse.

Meu Primeiro Título #BoraVotar é uma campanha institucional do TRE-SC, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc), que regionaliza a campanha nacional da Justiça Eleitoral #BoraVotar.

Fique por dentro e acesse a página da campanha do Tribunal catarinense.

Por Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Leia mais:

16.09.2021-#BoraVotar: IEE de Florianópolis recebe primeira ação da campanha do TRE-SC

15.09.2021 - #BoraVotar: jovens fazem título após lançamento da campanha do TRE-SC

13.09.2021 - TRE-SC lança a campanha Meu primeiro título #BoraVotar

 

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido