TRE-SC lança a campanha Meu primeiro título #BoraVotar

Iniciativa busca estimular jovens a participarem do processo eleitoral

Campanha Meu primeiro título #BoraVotar, do TRE-SC.

“É por meio do voto que construímos os destinos da nação”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Fernando Carioni, ao lançar a campanha “Meu primeiro Título #Bora Votar”, nesta segunda-feira (13), na Sala de Sessões do Tribunal, em Florianópolis.

A campanha visa incentivar o público jovem de 16 e 17 anos, para o qual o alistamento eleitoral e o voto são facultativos, a participar do processo democrático brasileiro. “Precisamos fazer ecoar a importância da participação nos destinos políticos das suas cidades, do seu estado e da nação. E isso se dará munido do título eleitoral, que é o passaporte da democracia”, destacou o presidente da Corte.

Segundo dados extraídos no dia 1º de setembro, os jovens representam apenas 0,31% do eleitorado em Santa Catarina. Estima-se que aproximadamente 320 mil estejam fora do Cadastro Eleitoral, o que representaria 6,15% do total de eleitores do estado.

“Todos sabemos que cada voto influencia o resultado de uma eleição, pois eleição é a síntese da escolha de muitos, de todos, um a um”, observou o desembargador Carioni.

Sessão de lançamento da campanha Meu primeiro título #BoraVotar

A iniciativa da Corte catarinense é uma ação regionalizada da campanha nacional #BoraVotar, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também lançada nesta segunda-feira (13). Os trabalhos no estado são coordenados pela Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc) e os conteúdos publicitários foram criados pela Assessoria de Comunicação (Ascom/TRE-SC).

As peças (áudios, vídeos e materiais gráficos) tiveram a participação voluntária de estudantes da Escola de Educação Básica Hermes Fontes, de Petrolândia/SC, e de filhas e filhos de servidores do Tribunal.

apresentando o tiktok

A campanha também objetiva promover a participação política por meio do engajamento das novas gerações nas redes sociais. Para tanto, o TRE-SC estreou na última sexta-feira (10) o seu perfil no TikTok , que já conta com alguns vídeos.

Os materiais também serão publicados nas demais redes sociais do Tribunal: Facebook , Instagram , Twitter , YouTube e Flickr , além de permanecerem disponíveis na página Meu primeiro título #BoraVotar , situada no portal do TRE-SC.

Passo a passo para tirar o título de eleitor pela internet

Todo o procedimento para retirar o título de eleitor é feito de forma 100% online. Basta seguir os passos descritos neste folder que explica como requerer o título de maneira virtual.

“A ideia é trabalhar com os jovens, é trazê-los num protagonismo do processo eleitoral, justamente num momento onde a Justiça Eleitoral tem sido cenário de debates, sendo politizado o debate da urna eletrônica, a polarização política. Quanto mais próximo e mais envolvimento existir dos jovens, que são o futuro da nação, sem dúvida alguma eles irão beber na fonte da informação, vão ter mais condições de distinguir o que é fato do que é desinformação”, ponderou o diretor da Ejesc, juiz Rodrigo Fernandes.

Para impulsionar a campanha, uma comitiva da Justiça Eleitoral visitará alguns municípios do estado para promover o engajamento regional.

A primeira etapa compreende ações que serão realizadas junto a unidades educacionais de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Lages e Itajaí, entre outros.

“Tenho que o peso institucional desses órgãos (TRE-SC, Ejesc e MPE) visitando escolas por diversas regiões do estado é importante, de forma a estimular maior participação e engajamento possíveis dos autores envolvidos, bem como para demonstrar a relevância de todos os locais para o sucesso da campanha”, considerou o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol.

Sessão de lançamento da campanha Meu primeiro título #BoraVotar

A sessão de lançamento contou com a presença de juízes do Pleno, promotores e chefes de cartórios eleitorais, veículos de comunicação, jovens eleitores, servidores e colaboradores. Foram respeitados os protocolos instituídos contra a pandemia do Coronavírus, inclusive com a avaliação das restrições necessárias, sob orientação da área de saúde do Tribunal.

O evento foi transmitido ao vivo de forma online e permanece disponível no canal do TRE-SC no YouTube. Confira as fotos do lançamento da campanha .

Por Jean Peverari

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido