#BoraVotar: Curitibanos recebe campanha do TRE-SC

A 30 dias do encerramento do cadastro eleitoral, Tribunal realiza ação para alertar o eleitorado sobre o prazo

#Bora Votar Curitibanos

Curitibanos já foi cogitada para ser a capital do estado de Santa Catarina. Hoje, tornou-se a capital do voto jovem.  Foi lá que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) promoveu, nesta segunda-feira (4), mais uma ação da campanha #BoraVotar.  

O evento aconteceu na Escola de Educação Básica (EEB) Casimiro de Abreu e foi comandado pelo presidente da Corte, desembargador Leopoldo Brüggemann. A ação também marcou os 30 dias faltantes do prazo final – 4 de maio – para fazer o primeiro título, regularizar a situação eleitoral ou transferir o local de votação.

“Vocês, alunos do Casimiro de Abreu, representam, hoje, todos os jovens de Santa Catarina. Faremos uma ação para que cada um dos estudantes aqui presentes possa se inscrever como eleitor. E tudo de forma online”, anunciou o diretor-geral do Tribunal, Gonsalo Ribeiro, na abertura do evento.

Na sequência, os jovens Kauê Alexandre Barbosa, de São Cristóvão do Sul, e Renata Rinaldi Moreira, de Curitibanos, receberam aparelhos smartphones das mãos da juíza eleitoral de Curitibanos, Camila Menegatti, e do presidente do TRE-SC. Eles foram contemplados na última etapa da ação de cidadania do #BoraVotar, que distribuiu 150 celulares para jovens de 16 e 17 anos que fizeram seu primeiro título.

Em sua fala, o presidente do Tribunal, des. Leopoldo Brüggemann, conclamou os jovens a realizarem sua inscrição eleitoral. “Viemos a Curitibanos com o mesmo espírito adolescente de Casimiro de Abreu em uma de suas obras, ele que era poeta romântico e deu nome a esta Escola, para que vocês se engajem conosco em aumentarmos o número de eleitores jovens na região do Planalto e, em 2 de outubro, possam participar da grande festa da democracia”, afirmou.

Ao se manifestar, a juíza de Curitibanos, Camila Menegatti, enfatizou a importância da participação dos jovens na política pois “representam o futuro do nosso país”. Apostando na força desta faixa etária, a juíza apontou que “falar com os jovens sobre a importância do direito ao voto é falar de esperança, de oportunidade de direcionarmos forças na construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, igualitária e democrática, na qual a política possa ser pensada para os jovens e, ao mesmo tempo, ser discutida e debatida pelos jovens”.

O juiz do Pleno e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Marcelo Pons Meirelles, ao lembrar o sucesso da campanha #BoraVotar, que aumentou em 175% a participação dos jovens como eleitores em SC, também pediu a colaboração dos estudantes “para que, nesse período de 30 dias, até o encerramento do prazo eleitoral, em 4 de maio, possamos atingir uma meta ainda maior, principalmente nesta região”. A campanha contou com o apoio institucional da Delegacia da Alfândega da Receita Federal em Florianópolis, da FIESC, da Secretaria Estadual de Educação, da OAB/SC e da Assembleia Legislativa do Estado.

Por fim, o prefeito de Curitibanos, Kleberson Lima, reiterou o pedido do TRE-SC aos jovens para que “façam o título de eleitor, mostrem que vocês estão inseridos na cidadania e que, através de uma ação importante que é o voto, escolham pessoas boas para conduzir os nossos destinos e fazer sempre uma cidade melhor”.

Ao final do evento, os alunos da Escola Casimiro de Abreu fizeram seus títulos de eleitor e realizaram uma série de apresentações artísticas, animando os presentes com música e poesia.

O procedimento para a retirada do título eleitoral é feito 100% online de forma rápida, fácil e gratuita no site do TRE-SC: www.tre-sc.jus.br. Quem não puder resolver a situação de forma online, deve agendar seu atendimento presencial no site ou por meio do Disque Eleitor (0800 647 3888). Nesse caso, como o prazo se encerra em 30 dias e as vagas são limitadas, é importante que o eleitor se antecipe.

Demais autoridades

A comitiva do TRE-SC contou também com integrantes do Pleno, juízes Paulo Afonso Brum Vaz e Willian Medeiros de Quadros, com o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, e com o secretário judiciário, Max Sobral.

Entre as autoridades de Curitibanos presentes, estavam o presidente da Câmara de Vereadores, Bill Popinhack,  a coordenadora Regional de Educação, Janine Rodermel e o diretor da Escola Casimiro de Abreu, Clóvis Garbin.

Também compareceram ao evento o promotor eleitoral da 11ª Zona Eleitoral de Curitibanos, Raul Juttel, e a chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Carine Stallivieri.

Atualmente, Curitibanos conta com 30.836 eleitores.

Confira as fotos do evento no Flickr do Tribunal.

Por Jairo Grisa

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

 

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido