TRE-SC marca presença em São Joaquim com #BoraVotar

80 estudantes foram incentivados a fazer o título online

Evento #Bora Votar em São Joaquim

Cidade famosa no Brasil pelo frio, São Joaquim, com 18.864 eleitores, esquentou com a presença da campanha #BoraVotar, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. O local escolhido foi a Escola de Educação Básica São José, onde 80 alunos participaram do evento nesta terça-feira (5).

A menos de 30 dias do prazo final de 4 de maio para fazer o primeiro título, regularizar a situação eleitoral ou transferir o local de votação, jovens de 16 e 17 anos foram incentivados ao alistamento, realizado de forma online no próprio local do evento.

Aos estudantes, o presidente do TRE-SC disse que a Justiça Eleitoral está realizando a ação em São Joaquim para incentivar a região Serrana ao voto.  “Se cada um de vocês replicar a campanha nas suas redes sociais cinco vezes, talvez tenhamos 400 novos jovens fazendo sua inscrição eleitoral”, afirmou o desembargador Leopoldo Brüggemann.

A jovem estudante Nicoly Rodrigues recebeu um aparelho smartphone das mãos do presidente. Ela foi contemplada na última etapa da ação de cidadania do #BoraVotar, entre mais de 44 mil inscritos. Desde dezembro, o TRE-SC destinou 150 celulares para jovens de 16 e 17 anos que fizeram seu primeiro título. Para a estudante, a importância de fazer o documento está em “ter um mundo melhor com o seu voto”.

Em sua fala, o juiz Ronaldo Denardi, da 28ª Zona Eleitoral, apontou que a ação do Tribunal é um movimento importante para que “os adolescentes saibam o quanto o Estado brasileiro está valorizando o exercício do voto”. Destacou ainda que os jovens têm o poder: “É fundamental que todos tenham isso em mente. É uma forma importante de começar a vida, exercendo a cidadania. Com o título, vocês são livres para escolher o candidato que desejarem”.

Na sua manifestação, o juiz do Pleno do TRE-SC e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Marcelo Pons Meirelles, enalteceu o sucesso da campanha, que triplicou o número de jovens de 16 e 17 anos no cadastro eleitoral – hoje são 45 mil –, e ressaltou a importância da participação de todos nas Eleições 2022. “Não basta só fazer o título, mas comparecer no dia das eleições para votar. A Justiça Eleitoral quer que os jovens atuem ativamente na vida política e decidam quais são os candidatos que entendam melhores para os seus anseios”, concluiu.

A diretora da Escola São José, Singra Couto Strickert, dirigiu sua fala aos alunos, apontando a necessidade de protagonismo dos jovens.  “É preciso que vocês, os chamados protagonistas, que tanto trabalhamos em sala de aula, queiram fazer a mudança. Olhem para este grupo de juízes que está aqui hoje. Essa presença do TRE é um incentivo, um fomento ao estudo, um fomento ao sonho. Nosso mural aqui diz: não são os livros que mudam o mundo, são as pessoas. E nós mudamos nosso mundo todos os dias”, disse.

Giovani Nunes, prefeito de São Joaquim, reafirmou a importância do papel do jovem na sociedade e na vida política. “Eu sei que a política muitas vezes não estimula, muitas vezes as manchetes colocam os políticos nas páginas policiais. De fato, alguns políticos mancham a imagem de uma atuação tão importante que é fazer política. Tudo gira em torno da política. A política transforma, quando é bem feita, quando é compartilhada com a sociedade, quando é transparente. Bora votar, e fazer uma boa política em prol do cidadão”, convocou.

A campanha regionalizada foi lançada em setembro de 2021 e já percorreu as cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, São Miguel do Oeste, Criciúma, Itajaí e, ontem, esteve em Curitibanos. #BoraVotar contou com o apoio institucional da Delegacia da Alfândega da Receita Federal em Florianópolis, da FIESC, da Secretaria Estadual de Educação, da OAB/SC e da Assembleia Legislativa do Estado.

O evento foi encerrado com uma apresentação musical das alunas Yasmin Flores e Lia Lemos.

Demais autoridades

Integraram também a comitiva do TRE-SC os juízes do Pleno Paulo Afonso Brum Vaz e Willian Medeiros de Quadros, o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, o diretor-geral, Gonsalo Ribeiro, e o secretário judiciário, Max Sobral.

Igualmente compareceram ao evento a promotora eleitoral da 28ª Zona Eleitoral de São Joaquim, Rafaela Bergmann, e a chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Daniela de Paula Pereira.

Prazo de 4 de maio

Realizar o cadastramento eleitoral até o dia 4 de maio é condição indispensável para participar das Eleições Gerais de 2022. Quem vota no estado irá escolher presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, 40 deputados estaduais, 16 deputados federais e um senador.

O procedimento para a retirada do título eleitoral é feito 100% online de forma rápida, fácil e gratuita no site do TRE-SC: www.tre-sc.jus.br. Quem não puder resolver a situação de forma online, deve agendar seu atendimento presencial no site ou por meio do Disque Eleitor (0800 647 3888). Nesse caso, como as vagas são limitadas, é importante que o eleitor se antecipe.

Confira as fotos do evento em São Joaquim.

Por Jairo Grisa

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

 

 

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido