Dia 8 acontece mais uma ação de cidadania da campanha Meu primeiro título #BoraVotar

Destinação de mais 50 smartphones ocorrerá na sala de sessões do TRE-SC

Jovens catarinenses participam da campanha Meu primeiro título #BoraVotar

A segunda ação de cidadania da campanha Meu primeiro título #BoraVotar acontece no próximo dia 8 de fevereiro, às 14h, com a destinação de mais 50 aparelhos smartphones para jovens de todo o Estado que fizeram o alistamento eleitoral, mesmo tendo o voto facultativo.

A ação é uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), a Delegacia da Alfândega da Receita Federal de Florianópolis e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e já destinou 50 celulares no primeiro evento, em dezembro do ano passado. Os contemplados receberam os aparelhos pelas mãos dos representantes dos cartórios eleitorais de cada município.

Campanha incentiva jovens a participarem do processo eleitoral

A campanha Meu primeiro título #BoraVotar é uma ação do TRE-SC e da Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc), lançada em setembro de 2021. A iniciativa visa incentivar o público jovem de 16 e 17 anos, além de quem completar 16 até a data da eleição, para qual o voto é facultativo, a participar do processo democrático brasileiro. Nos primeiros meses de campanha pode-se constatar um crescimento de 45% no número de jovens menores de 18 anos inscritos no Cadastro Eleitoral.

A jovem Tauane Vieira Tavares, de 17 anos, mora em Piratuba e foi contemplada na primeira ação de cidadania do #BoraVotar. Ela sabe que tem o direito de participar do processo eleitoral, escolhendo seus representantes. “Além do voto ter sido conquistado com muitas lutas e ser um ato de cidadania, ele me permite escolher os governantes que vão melhorar minha qualidade de vida e das pessoas ao meu redor”, completa.

Todo o material de divulgação da campanha Meu primeiro título #BoraVotar está na página da campanha na internet. Lá também está publicada a lista completa dos 50 primeiros contemplados pela ação de cidadania. 

Por Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido