TRE-SC promove em Florianópolis última ação da campanha #BoraVotar

Evento envolveu estudantes de 15 a 17 anos do Colégio Catarinense

Ação da campanha #BoraVotar do TRE-SC no Colégio Catarinense

Um dos mais tradicionais colégios de Florianópolis, fundado em 1905 por padres jesuítas, foi palco da última ação da versão estadual da campanha #BoraVotar. Mais de 70 estudantes do Colégio Catarinense estiveram frente a frente com autoridades do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), na manhã desta quarta-feira (4).

O encontro serviu para trabalhar a conscientização dos jovens de 16 e 17 anos sobre a importância de participar da vida política do país, por meio das eleições. O requerimento do primeiro título pode ser feito até as 23h59 desta quarta-feira, antes do fechamento do Cadastro Eleitoral para as Eleições 2022.

Um momento emblemático para os alunos e alunas do Colégio e para o presidente do Tribunal, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, que pôde voltar ao passado e relembrar os tempos em sala de aula. “A nostalgia bateu forte porque me entregaram um livro onde meu nome constava e de toda a turma que estudou comigo na formatura de 1978. É muito bom voltar para onde comecei a vida quando eu jamais imaginava que iria, um dia, ser presidente do TRE”, declarou.

Ação da campanha #BoraVotar do TRE-SC no Colégio Catarinense

Em meio ao depoimento pessoal, o desembargador lembrou aos estudantes que eles serão os sucessores dos que hoje exercem cargos de destaque ou governam as cidades, estados e o país. Mas para isso, eles precisam fazer o título e exercitar a cidadania votando naqueles que atendem suas ideologias e princípios.

Quem também deu um depoimento pessoal foi a juíza substituta do TRE-SC, Ana Cristina da Rosa Grasso, mãe de alunas e integrante da Associação de Pais e Professores do Colégio. Ela contou que apesar do voto ser facultativo aos menores de 18 anos, fez questão de comparecer às urnas quando tinha 16. “Sejam conscientes, não façam o título por fazer, mas sim venham para essa vida cívica. Se interessem pelo futuro, vocês são o futuro do país”, afirmou.

“E por isso nossa vinda aqui, para que a gente possa trazer o Tribunal Regional Eleitoral o mais próximo de vocês para explicar a importância de vocês participarem do processo eleitoral”, complementou o juiz do Tribunal, Willian Medeiros de Quadros.

Ação da campanha #BoraVotar do TRE-SC no Colégio Catarinense

Campanha

Ao falar sobre a campanha #BoraVotar em âmbito estadual, o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Ribeiro, lembrou que o número de jovens inscritos saltou de 15 mil para 57 mil desde que ela foi lançada, em 13 de setembro de 2021.

Desde então o Tribunal promoveu 11 ações junto a escolas de 10 cidades do estado, envolvendo centenas de estudantes que foram conscientizados sobre a importância do voto. “Voto não tem idade, voto tem o mesmo peso. Então tanto faz quem tem 16 ou 70 anos, não faz diferença. Agora, quem vota pode cobrar”, ressaltou o diretor-geral.

A diretora acadêmica, professora Louisa Carla Farina Schröter, reiterou o compromisso do Colégio com a democracia nacional. “Nós acreditamos realmente que pelo voto a gente muda o país, a gente escolhe aqueles que nós desejamos, exercitamos a vida cidadã e a escola é um espaço de aprender isso”, disse.

“A maioria aqui já fez o título porque nós estamos todos os dias indo falar com o pessoal para fazer”, comentou a aluna Yolanda Vanderlinde Camargo, presidente do Grêmio Estudantil da escola.

Todo material da campanha #BoraVotar em Santa Catarina pode ser acessado no site do Tribunal Regional Eleitoral. Veja as fotos da ação no Colégio Catarinense .

Por Jean Peverari

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

1/ Galeria de imagens
Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido