#BoraVotar: TRE-SC contempla mais 50 jovens eleitores com smartphones na última ação de cidadania

O aumento de jovens eleitores no cadastro eleitoral foi de 136% durante o período da campanha

Terceira Ação de Cidadania da campanha Meu primeiro título #BoraVotar

A terceira e última ação de cidadania da campanha Meu primeiro título #BoraVotar, resultante da parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e a Delegacia da Alfândega da Receita Federal em Florianópolis, foi marcada pela destinação dos últimos 50 aparelhos smartphones a jovens eleitores e também por homenagens pelo Dia Internacional das Mulheres.

O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (8), no novo espaço dos cartórios eleitorais da Capital e da nova sede da Escola Judiciária Eleitoral (EJESC). As homenagens às mulheres começaram com o convite feito pelo presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni, à chefe da seção de Banco de Dados do Tribunal, Sra. Terezinha Batista Nunes Orth e também à Procuradora Geral do Tribunal de Contas de SC, Dra. Cibele Farias, para que as duas atuassem no sorteio dos celulares ao lado da estudante Bruna Zunino Schroder, contemplada na segunda ação de cidadania, ocorrida em fevereiro.

Terceira ação de cidadania campanha.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), juiz Marcelo Pons Meirelles, também destacou o engajamento das mulheres catarinenses no processo eleitoral. “Em Santa Catarina 51,96% dos eleitores são mulheres. No Brasil elas representam 52,87% do eleitorado. E com a nossa campanha conseguimos atingir 55,63% de jovens mulheres”, destacou.

A jovem Kaline Alessandra da Silva Fonseca, de 18 anos, foi contemplada na segunda ação da campanha, e esteve presente no evento para receber o smartphone. Ela, que fez seu primeiro título com 17 anos, falou sobre a importância do cadastramento eleitoral. “Inclusive eu já tinha conversado com uma amiga, e consegui convencê-la a fazer o título também. É algo muito importante não só para nós, para todos os cidadãos”, conta.

Também contemplado na segunda ação da campanha, o jovem João Victor Wochnik Caresia, de 17 anos, diz que decidiu fazer o primeiro título aos 16 anos por acreditar ser importante que os jovens consigam se expressar politicamente. “Assim vamos conseguir decidir o futuro que a gente quer para o nosso país”, afirmou. Para seus pais Cinthia e João Luiz, que também estavam presentes no evento, é um orgulho ver o filho tão jovem e tão engajado. “Nós sempre procuramos incentivá-lo e, de alguma forma, orientá-lo”, diz Cinthia.

Além da Bruna, da Kaline e do João Victor, outros jovens participaram do evento e receberam os smartphones: João Pedro da Silveira Moritz (16 anos), Yago Pereira de Souza (16 anos) e Emily Mayara Reis Lobato (17 anos).

TRE-SC comemora resultados positivos da campanha

Em sua fala durante o evento, o presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni, agradeceu o engajamento de todos os magistrados, em especial àqueles que o acompanharam durante as visitas aos 8 municípios catarinenses que receberam a comitiva do Tribunal durante a campanha. “Foi uma jornada cansativa, mas conseguimos coroar de êxito com um acréscimo de 136% no número de jovens eleitores em Santa Catarina”, comemorou.

Terceira ação de cidadania da campanha.

Carioni finalizou agradecendo, ainda, à delegada da Receita Federal de Florianópolis, Alessandra Padovani Matiel, ao presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar Aguiar, e ao Secretário do Estado da Educação, Luiz Fernando Cardoso, todos parceiros do TRE-SC na campanha Meu primeiro título #BoraVotar. “A todos vocês eu deixo registrado o meu pranto de gratidão”, finalizou.

No início da campanha, em setembro de 2021, Santa Catarina tinha 15.949 eleitores menores de 18 anos, para os quais o alistamento e o voto são facultativos. Os dados atualizados no início de março de 2022 indicam 37.610 jovens eleitores inscritos.

Acompanhe tudo na página da campanha Meu primeiro título #BoraVotar na internet. Confira as fotos da última ação de cidadania .

Por Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido