Normas de Publicação

Apresentação do artigo científico

Os artigos científicos para edição da Revista Resenha Eleitoral deverão ser encaminhados por meio de formulário eletrônico .

A revista reserva-se o direito de aceitar ou vetar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial, como também o direito de propor eventuais alterações para adequação do trabalho apresentado às regras exigidas.


Qualificação acadêmica e profissional do autor

Os trabalhos deverão ser acompanhados dos seguintes dados referentes ao autor:

  • Nome completo, CPF, endereço residencial/profissional, telefone e e-mail.
  • Qualificação acadêmica com a indicação das instituições às quais encontra-se vinculado o autor como docente ou discente, se for o caso, bem como as instituições onde obteve seus títulos acadêmicos, como especialização, mestrado, doutorado etc.
  • Qualificação profissional.

Ineditismo e exclusividade

O artigo para publicação na Revista Resenha Eleitoral deverá ser inédito, além de não estar sendo avaliado para publicação em outra revista.

Uma vez publicado nesta revista, também poderá sê-lo em outras revistas, demais periódicos, livros e coletâneas, desde que citada a publicação original.

Com a publicação do artigo na Revista Resenha Eleitoral, o autor cede e transfere ao TRESC, os direitos autorais referentes ao trabalho apresentado.


Formatação

Os trabalhos deverão ser enviados em formato eletrônico, em documento salvo com uma das seguintes extensões: .doc (Word ou similar), .rtf (Rich Text Format).

A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Os parágrafos devem ser justificados. O tamanho do papel deve ser A4 e as margens utilizadas serão esquerda e superior de 3cm, e direita e inferior 2cm.

Os artigos deverão, quanto à sua dimensão, contar, no mínimo, 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) páginas. Poderão ser aceitos trabalhos com número excedente, a critério da Comissão editorial.

Não é necessário numerar as páginas.


Citação, referências bibliográficas e notas

Referências devem seguir o sistema de chamada autor-data (ABNT NBR-10520). As citações devem vir no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação. As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto (ABNT NBR-6023).

Notas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas ao final do texto, numeradas sequencialmente, antes das referências bibliográficas.


Estrutura

Os originais dos artigos devem ser apresentados de forma completa, contendo:

  • Deve possuir, cada artigo, no máximo, 4 (quatro) autores.
  • Título do artigo (na língua do texto e em inglês).
  • Resumo do artigo, de até 200 palavras (na língua do texto e em inglês - Abstract).
  • Palavras-chave, no máximo 5 (na língua do texto e em inglês – keywords).
  • Introdução
  • Texto do artigo (revisão da bibliografia)
  • Objetivo
  • Método
  • Resultados
  • Conclusão ou considerações finais
  • Referências bibliográficas consultadas

O resumo do artigo deve fornecer aos leitores uma ideia clara e bastante precisa de todos os pontos relevantes do trabalho realizado, e deverá conter o objetivo, o método, os resultados e as considerações finais.

O objetivo é uma breve descrição do que é e para que o estudo foi realizado, isto é, a que ele se propõe.

O método é a descrição de como o estudo foi realizado, sobretudo de suas características mais importantes (p. ex., estudo quantitativo, qualitativo ou multimétodos; descrição dos participantes do estudo, dos instrumentos, procedimentos de coleta e análise dos dados).

Os resultados consistem na descrição dos principais achados do estudo, especificamente daqueles que respondem ao objetivo do referido estudo, além da descrição das principais contribuições trazidas e indicativos para estudos futuros.

Quando se tratar de um artigo de revisão de literatura, este deve definir e estabelecer um problema específico, sumarizar os estudos prévios e informar aos leitores o estado em que se encontra uma determinada área de investigação. Além disso, o artigo de revisão deve buscar identificar relações, contradições, lacunas e inconsistências na literatura e indicar sugestões para a resolução dos problemas identificados.


Ilustrações

Figuras, desenhos ou gráficos devem ser confeccionados eletronicamente, enviados em arquivos separados, com indicação do programa utilizado para a sua elaboração.

Tabelas podem ser confeccionadas em Excel 8.0, em Page Maker ou no próprio Word for Windows.


Avaliação dos artigos

Todos os artigos passam por uma avaliação prévia realizada pelo Corpo Editorial (exame de submissão), que verifica a compatibilidade de conteúdo com a Linha Editorial adotada, além de aspectos metodológicos e estéticos elementares.

Após o exame de submissão, os artigos são remetidos a dois pareceristas especialistas na área do artigo, para realizar a avaliação qualitativa, conforme o processo ‘Double Blind Review’. Após a devolução da análise, o parecer é encaminhado para o autor(es) para tomada de ciência e incorporação das modificações sugeridas, sem que haja identificação do(s) parecerista(s).

O texto modificado será enviado para a EJESC, que passará por nova avaliação, a critério do Corpo Editorial (serão levados em conta o grau de mudanças que o(s) parecerista(s) tenha(m) exigido).

No caso do(s) autor(es) divergir da análise qualitativa, poderá justificar seu posicionamento perante o Corpo Editorial que decidirá entre nova avaliação, caso tenha ocorrido discrepância entre os dois pareceristas e se entender conveniente. Caso o Corpo Editorial mantenha o posicionamento do(s) parecerista(s) e o(s) autor(es) mantiver(em) sua discórdia, a revista se reserva o direito de não fazer a publicação. O andamento das alterações será informado por e-mail ao(s) autor(es).

Todo o Corpo Editorial auxiliará no processo de seleção, conforme definido pelo Editor-responsável. Os artigos recusados recebem o parecer escrito justificado.


Outras informações

Os originais recebidos e não publicados não serão devolvidos.

Não serão devidos direitos autorais ou qualquer outra remuneração pela publicação dos trabalhos. O autor receberá gratuitamente dois exemplares da revista com a publicação do seu texto.

São de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) as opiniões emitidas nos artigos