TRE-SC banner com a foto do acervo do Tribunal
Acervo

Arquivo Central

O Arquivo Central é constituído por um único fundo documental, que provem das atividades geradas por todos os setores do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE-SC. Reúne documentos de natureza judicial, eleitoral e administrativa. Os documentos mais antigos remontam a 1945, ano da reinstalação do Tribunal e, concomitantemente, início de suas funções/atividades. São documentos oriundos das unidades que integram a estrutura orgânica do Tribunal. Entre as espécies e tipos documentais existentes, predominam os seguintes: processos judiciais, procedimentos administrativos, livros de acórdãos, resoluções, portarias, ordens de serviço, livros de habilitação de eleitores, mapas de apuração de eleição. As transferências e recolhimentos ao Arquivo Central são reguladas pela Portaria P n. 50/2020 .

Saiba mais sobre a constituição do fundo documental custodiado e as práticas arquivísticas utilizadas no Arquivo Central do TRE-SC acessando o Guia de Acervo.

Conheça o programa de gestão documental da Justiça Eleitoral catarinense .

Pesquisa de documentos históricos

Com o intuito de dar publicidade ampla e acesso imediato a importantes informações da história da Justiça Eleitoral catarinense, está disponível a pesquisa aos documentos do acervo do Arquivo Central do TRE-SC que já foram recolhidos e digitalizados. No entanto, os conjuntos de documentos históricos do Tribunal custodiados no Arquivo Central ainda estão incompletos, podendo haver necessidade de completar a pesquisa em consulta aos arquivos das zonas eleitorais.

Para realizar a pesquisa, acesse o sistema e-Docs e utilize os indexadores pertinentes. Para mais informações sobre como realizar a pesquisa, acesse as orientações .

Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas por e-mail ao Arquivo Central.

Pesquisa de resultados de eleições

Com o intuito de preservar a memória dos resultados de pleitos eleitorais e contribuir para  para sua publicidade a Justiça Eleitoral catarinense mantém o Sistema de Histórico de Eleições - SHE (desenvolvido pelo TRE-PB e adaptado pelo TRE-SC). Trata-se de um banco de dados corporativo que armazena os resultados de eleições em âmbito estadual e municipal, com informações sobre candidatos, partidos e coligações. As informações estão separadas por eleição/turno, desde o ano de 1982. Em cada uma das eleições, existe um conjunto predefinido de relatórios e estatísticas mais comuns, passíveis de consulta ou impressão pelo usuário. Os dados também podem ser exportados para os formatos PDF e Excel. Para mais informações sobre como realizar a pesquisa, acesse as orientações . Para resultados de eleições anteriores a 1982, consulte o Projeto recuperação e disponibilização dos resultados de eleições de 1932-1993.

O SHE contém dados das eleições de 1982 até a última eleição e será incrementado com pleitos futuros e - quando for o caso - com a complementação de dados já existentes, sempre com o fim de disponibilizar a informação de maneira padronizada e objetiva.

Registra-se que os dados disponibilizados refletem o resultado dos pleitos, não implicando, necessariamente, a posse e o exercício dos mandatos.

Para outras informações históricas e estatísticas sobre eleições, acesse o menu Eleições e o repositório de dados eleitorais .

Dúvidas ou sugestões, favor contatar a Ouvidoria .

No uso de informações obtidas a partir dos repositórios históricos da Justiça Eleitoral disponibilizados nesta página internet devem ser dados os seguintes créditos : Arquivo Central – TRE-SC.

Contato e horário de funcionamento

  • E-mail: arquivo@tre-sc.jus.br
  • De segunda a sexta-feira das 12h às 19h

*Acesse também os relatórios de gestão e de atividades .