Quiz da Memória e Cidadania

Na busca de novas soluções que atendam às necessidades de mudança, o Centro de Memória Des. Adão Bernardes (CMAB), em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), apresenta mais uma ação inédita no âmbito da Justiça Eleitoral catarinense voltada para educação social e cultural de seus públicos de forma remota.

A ideia do “Quiz da Memória e Cidadania” surgiu como alternativa às visitas guiadas presenciais à exposição. O objetivo é promover uma reflexão sobre questões históricas relacionadas ao desenvolvimento da Justiça Eleitoral catarinense e questões históricas e de cidadania voltadas para a evolução do processo eleitoral no Brasil.

Trata-se de atividade educativa virtual que, juntamente com a divulgação do Catálogo de Acervo e das Galerias Virtuais, pretende proporcionar uma oportunidade de interação do público com o CMAB, especialmente o público infanto-juvenil. A produção e divulgação do Quiz também é relevante por contribuir para a educação cidadã.

O “Quiz da Memória e Cidadania” está sendo divulgado no perfil do Tribunal no Instagram. Para acompanhar, basta acessar @trescjusbr.

Para que possa ser utilizado por educadores, parte do Quiz foi disponibilizado no Kahoot (15 questões) e a íntegra no Formulários Google (33 questões). Ambas as ferramentas têm suas características e podem ser usadas em atividades individuais ou coletivas, inclusive em sala de aula, seja de forma presencial ou à distância, para realização de jogos educativos com os educandos.

Como sugestão para grupos escolares, indica-se a participação no Quiz pelo Instagram e, após, a realização de atividades, avaliativas ou não, utilizando o Kahoot ou o questionário do Formulários Google.

 

Quiz no Kahoot

15 questões, para ser jogado em sala de aula, presencial ou virtual

Educador acessa o Quiz pelo link https://create.kahoot.it/share/quizz-da-cidadania-e-da-memoria-da-justica-eleitoral/f55015f4-1f45-49dc-845c-db1f10a82b28

Educandos devem acessar o Quiz com seu próprio dispositivo eletrônico pelo link https://kahoot.it/

O PIN gerado ao iniciar o Quiz deverá ser fornecido pelo educador aos educandos que irão jogar

Após o PIN ser inserido pelos educandos, o jogo começa!

Obs.: todos os participantes devem estar no mesmo espaço físico ou sala virtual e o educador que propõe o jogo deverá projetar sua tela de computador para que todos vejam as perguntas e opções de respostas. Antes de iniciar o jogo o professor pode escolher entre um jogo de competição individual ou em grupo. Ao final do jogo, o aplicativo cria um ranking.

 

Questionário no Formulários Google

33 questões, para ser respondido on line ou impresso e utilizado em sala de aula, presencial ou virtual, a critério do educador

Acessado através do link  https://forms.gle/dhFB2T4CejHHcFwi9

Após respondido, o questionário é enviado ao e-mail informado

É possível ver as respostas ao final, com feedback e curiosidades para cada questão

 

Venha saber um pouco mais sobre a memória da Justiça Eleitoral e praticar seus conhecimentos sobre cidadania! Convide seus amigos ou alunos e jogue da maneira que preferir.

 

Para sugestões, críticas ou outras informações, nos envie pelo e-mail cmab@tre-sc.jus.br