Justiça Eleitoral em movimento

Banner da Justiça Eleitoral em moviimento

Justiça Eleitoral em movimento: nossos serviços mais perto de você é um projeto desenvolvido pela Justiça Eleitoral catarinense com o intuito de expandir os serviços eleitorais a comunidades não alcançadas pelo atendimento presencial. 

A proposta também visa antecipar atividades do calendário das Eleições 2024, promovendo atendimentos volantes e ações de divulgação. 

O objetivo é estimular desde já a procura pelos serviços eleitorais, antes de 8 de maio de 2024, quando se encerra o prazo para solicitações de primeiro título, transferência, atualização de dados e regularização da situação junto à Justiça Eleitoral (conheça os dados do eleitorado de Santa Catarina e de seus municípios).

Para o ciclo 2023-2024, o projeto prevê 5 eixos de atuação: 

Eixo 1: 219 municípios

Nesta atividade, a meta é realizar, até 5 de abril de 2024, atendimento presencial nos 219 municípios catarinenses não abrangidos por sede de zona eleitoral, de modo que a Justiça Eleitoral alcance 100% de presença nos 295 municípios de Santa Catarina.  

Consulte as datas dos próximos atendimentos volantes 

Eixo 2: Instituições de ensino

O foco neste atendimento é a emissão do primeiro título para pessoas com 15 anos completos (ou mais), ou que, já eleitores(as), necessitam coletar dados biométricos em sua inscrição.

Voltado às escolas, faculdades e/ou universidades, públicas ou privadas, as instituições de ensino interessadas poderão solicitar, ao juízo da sua zona eleitoral, atendimento a ser realizado em suas dependências, destinado aos(às) seus(suas) alunos(as), professores(as) e funcionários(as).  

Eixo 3: Locais distantes

Neste eixo, a zona eleitoral poderá promover atendimento volante em bairros (área urbana) ou em localidades (área rural) de qualquer um dos municípios de sua circunscrição, alcançando pessoas que se encontrem distantes da sua sede.

As solicitações deverão ser encaminhadas ao juízo da zona eleitoral do município interessado. 

Eixo 4: Retomada da biometria

Suspensa durante a pandemia, a coleta de dados biométricos foi retomada pela Justiça Eleitoral, e a sua divulgação pretende estimular o agendamento e comparecimento da população aos cartórios eleitorais.   

Eixo 5: E-mail automatizado

Em complemento ao Eixo 4, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina expedirá e-mail às pessoas que solicitaram atendimento virtual durante a pandemia, para agendar atendimento presencial nos cartórios eleitorais e promover a coleta de seus dados biométricos, caso não a tenham realizado.