Corregedores Eleitorais de todo o país reúnem-se em Florianópolis

47º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais promove reuniões, palestras e debates com vista às Eleições 2020

Encontro Corregedores

Teve início nesta quinta-feira (24), em Florianópolis, o 47º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais. O evento tem por objetivo debater assuntos pertinentes às Corregedorias Regionais Eleitorais (CREs) de todos os 27 TREs do país.

Na abertura, o presidente do Colégio de Corregedores, desembargador Waldir Nuevo Campos, após agradecer as diversas instituições e entidades que colaboraram com o evento, em especial o TRE-SC, lembrou dos desafios a serem enfrentados no próximo pleito eleitoral. “Teremos uma eleição complexa, e os trabalhos aqui desenvolvidos serão essenciais para que possamos nos preparar adequadamente às responsabilidades que cabem às Corregedorias dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil”, afirmou.

Na sequência, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, destacou “o orgulho, a alegria, o entusiasmo e o respeito” investido na recepção dos participantes do evento, caracterizando-o como “um momento não só de trabalho”, mas também de troca de culturas, experiências e práticas profissionais. “Teremos eleições em 5.568 municípios em 2020, e são reuniões como esta que permitem alinhar temas eleitorais como convenções, registros de candidatura, preparação de urnas e propaganda eleitoral, entre outros, para que tornemos o processo eleitoral o mais transparente, seguro, organizado e fiscalizado possível. Tudo isso em prol do eleitor, que deve ser o grande protagonista da gestão pública”.

Após a abertura, o presidente do Colégio proferiu a palestra “Enfrentamento da desinformação”, tratando da complexidade do processo político-eleitoral atual e da importância do entendimento do cidadão quanto as ameaças à democracia.

Além do presidente do Colégio e do corregedor do TRE catarinense, também fizeram parte da mesa de honra o presidente do TRE-SC, desembargador Cid José Goulart Júnior, o juiz auxiliar da presidência do TSE, Ricardo Fioreze, e os desembargadores Cláudio Brandão de Oliveira e Leonardo Pache de Faria Cupello, primeiro e segundo secretários do Colégio de Corregedores, respectivamente.

O evento segue nesta sexta-feira (25), com a concessão da Medalha do Mérito Eleitoral ao ministro Jorge Mussi, às 9h, pela relevante contribuição prestada à Justiça Eleitoral catarinense, e debates que incluem temas como a implantação do Processo Judicial Eletrônico na Justiça Eleitoral, a propaganda na internet e a participação feminina na política.

O evento ocorre no Hotel Majestic (Av. Jorn. Rubéns de Arruda Ramos, 2746 – Centro, Florianópolis).

As imagens do Encontro podem ser conferidas no Flickr do TRE-SC.

 

Por Jairo Grisa

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido