TRESC_memória_ampulheta
Memória

Portal da Memória

Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir. ” (José Saramago)

Centro de Memória

Documentos históricos: Arquivo Central

Biblioteca

Galerias Virtuais

Catálogo de Acervo Museológico

Eventos

Ações Educativo-Culturais

O Portal da Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRESC) destina-se à preservação e divulgação da história e memória da Justiça Eleitoral catarinense, em consonância com a Política de Gestão da Memória (PGM) da instituição, regulamentada pela Portaria P n. 111/2021 .

A Resolução CNJ n. 324/2020 define a gestão da memória “como o conjunto de ações e práticas de preservação, valorização e divulgação da história contida nos documentos, processos, arquivos, bibliotecas, museus, memoriais, personalidades, objetos e imóveis do Poder Judiciário, abarcando iniciativas direcionadas à pesquisa, à conservação, à restauração, à reserva técnica, à comunicação, à ação cultural e educativa” (art. 2º, II).

A partir desta premissa, este Portal abarca ações desenvolvidas por diversas áreas do TRESC, dentre elas o Centro de Memória, o Arquivo Central, a Biblioteca e a Comunicação Social, no sentido de preservar e garantir o acesso à história e memória da Justiça Eleitoral catarinense contida em documentos, publicações, imagens, fotos, vídeos, objetos e mobiliários.

Visite o sítio eletrônico do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) .

Sugestões ou dúvidas podem ser enviadas à Seção de Arquivo da Coordenadoria de Gestão da Informação, responsável pelo conteúdo, pelo e-mail arquivo@tre-sc.jus.br.

Boa navegação!