TRE-SC participa do Congresso de Prefeitos da FECAM

O juiz Wilson Pereira Junior e o servidor Hugo Frederico Vieira Neves representaram a Justiça Eleitoral Catarinense no evento

Foto do juiz Wilson Pereira Junior durante a palestra no Congresso de Prefeitos da FECAM

Nesta quinta-feira (26), o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJESC), juiz Wilson Pereira Junior, e o servidor Hugo Frederico Vieira Neves representaram a Justiça Eleitoral Catarinense no Congresso de Prefeitos da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). O evento também contou com um estande do TRE-SC para apresentação das iniciativas desenvolvidas pelo Tribunal.

O Congresso está sendo realizado desde o dia 24 de setembro, na Arena Petry, em São José, e tem como tema “Inovação, Sustentabilidade e Eficiência na Gestão Municipal”. Em sua programação, o evento dispôs de conversas, seminários, workshop e uma feira de exposição com 64 iniciativas.

No estande, o TRE-SC divulgou o Programa Qualifica, o Congresso de Liderança Política Feminina, a Resenha Eleitoral e a campanha "Mulheres na Política. Elas Podem. O País Precisa". Além disso, apresentou o serviço de acesso à informação, desempenhado pela Ouvidoria, a lista de municípios que ainda estão em revisão do eleitorado e o mapa estratégico do Tribunal.

Na palestra intitulada "Democracia, participação popular e eleições: o papel da tecnologia nas eleições 2020", o juiz Wilson Pereira Junior comentou o lançamento da Resenha Eleitoral, edição nº 22, ocorrido no Congresso de Prefeitos. A revista é produzida pelo TRE-SC para democratizar a divulgação do conhecimento científico na área eleitoral, com publicações desde 1949. Após, discorreu sobre a informatização do processo eleitoral e da própria Justiça Eleitoral como inovação para uma melhor concretização da democracia e da participação popular. Ao final, convidou os presentes a participarem do Congresso de Liderança Política Feminina, que acontece nos dias 3 e 4 de outubro, na Assembleia Legislativa do Estado. 

Na tarde desta quinta (26), o tema eleitoral foi retomado na conversa “Eleições 2020 - cotas nas eleições para gênero feminino”, proferida pelo servidor Hugo Frederico Vieira Neves.

 

Por Suelen Rocha / Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido