Presidente do TRE-SC enaltece a reinstalação da Justiça Eleitoral

Des. Alexandre d'Ivanenko exalta os 78 anos de serviços prestados à sociedade

Foto antiga da fachada do prédio do TRE-SC com número 78

A Justiça Eleitoral em Santa Catarina tem orgulho de sua História e preserva as suas tradições, fundamentadas no trabalho, no caráter e nos resultados alcançados por aqueles que nela laboram e laboraram – magistrados, servidores, colaboradores, cidadãos voluntários e convocados.

No dia 7 de junho, celebramos a data de reinstalação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – após o período Vargas –, em 1945. Na ocasião, sob a Presidência do Desembargador João da Silva Medeiros Filho, a circunscrição regional foi organizada nas então 34 Zonas Eleitorais, com um total de 248 mil eleitores.

Hoje são 99 Zonas Eleitorais, e mais de 5,5 milhões de eleitores! Nosso estado evoluiu muito desde então: 295 municípios, crescimento populacional, desenvolvimento regional, ampliação dos transportes, das telecomunicações e da estrutura educacional e de saúde, entre tantas outras evidências.

Como fio condutor desse progresso temos a harmonia republicana, com a iniciativa privada e o poder público atuando em prol do bem comum, com o sistema eleitoral funcionando não apenas para definir governantes e legisladores, mas também como parte do sistema de freios e contrapesos que é o fiel da balança na preservação desse equilíbrio.

Manter equalizado esse sistema eleitoral – administrando a concretização de eleições e prestando jurisdição relacionada a elas – é o papel da Justiça Eleitoral, realizado continuamente em Santa Catarina pelo TRE-SC, desde sua reinstalação há 78 anos, cuja data ora comemoramos.

A confiança que os catarinenses expressam à Justiça Eleitoral catarinense permite constatar a reputação institucional construída e consolidada, sempre fundamentada na inovação, na transparência e na seriedade com que encaramos a missão de garantir a legitimidade das eleições, atuando com firmeza no papel que nos cabe para o fortalecimento da democracia.

Com a lembrança da data  e do significado que a reveste, parabenizo a sociedade catarinense pelo seu histórico de respeito à democracia, e conclamo a todos para que, em conjunto, continuemos a construir o futuro republicano que queremos ter.

Desembargador Alexandre d’Ivanenko

Presidente

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido