Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Desembargador eleitoral Marcelo Pizolati toma posse como vice-presidente da AMB

Magistrado integrará a gestão da presidente Vanessa Ribeiro Mateus para o triênio 2025-2028

Foto da posse

O desembargador eleitoral Marcelo Pizolati, integrante do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) na categoria Juiz de Direito, tomou posse em um dos cargos de vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o triênio 2025–2028. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (17) na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

O magistrado integrará a gestão da atual presidente da AMB, a juíza Vanessa Ribeiro Mateus, que também tomou posse para o triênio 2025-2028. A eleição da nova Diretoria da AMB ocorreu em novembro, com a vitória da chapa “Combatividade, Coragem e União”, que obteve votação recorde de 8.774 votos.

Entre os eixos estruturantes da gestão 2025–2028 estão a valorização da magistratura, a política institucional, a democratização interna, a defesa dos direitos e prerrogativas, o fortalecimento da política associativa, a atenção aos aposentados e pensionistas, a segurança institucional e o aperfeiçoamento do Poder Judiciário.

“Assumo uma das vice-presidências da AMB com o compromisso de trabalhar pelo fortalecimento da independência judicial, valorização da magistratura e defesa de suas prerrogativas, certo que estaremos bem liderados pela juíza Vanessa Mateus, que assume a Presidência com o compromisso de uma gestão com diálogo e que assegure o funcionamento do Estado Democrático de Direito”, destaca o desembargador eleitoral Marcelo Pizolati e atual vice-presidente da AMB. 

A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, entre elas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o ex-ministro Luís Roberto Barroso; e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.

Também prestigiaram o evento ministros do Superior Tribunal Militar e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), representantes de entidades da magistratura federal e trabalhista e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O presidente da Comissão Eleitoral da AMB, desembargador Roberval Belinati, integrou a mesa de autoridades.

Eixo da gestão 2025-2028

PRESIDENTE
Vanessa Ribeiro Mateus (SP)

VICE-PRESIDENTES
Alexandre José Gonçalves Trineto (PB)
Carlos Alberto Martins Filho (DF)
Cristiano Vilhalba Flores (RS)
Deise Holder da Silva Martins (RN)
Eunice Bitencourt Haddad (RJ)
Felipe Augusto de Magalhães Calvet (PR)
Gustavo Adolfo Plech Pereira (SE)
Líbio Araújo Moura (PA)
Marcel Ferreira Dos Santos (PR)
Marcelo Pizolati (SC)
Mário José Esbalqueiro Junior (MS)
Rosimere das Graças do Couto (MG)

SECRETARIA-GERAL
Tiago Souza Nogueira De Abreu (MT)

TESOURARIA
Maria Isabel de Lourdes Silva (DF)

ENM
Nelson Missias de Morais (MG)

COORDENADORES
Anderson Furlan Freire da Silva (PR)
Bruno José Perusso (SP)
Fábio Duarte Fernandes (RS)
Patrícia Machado Carrijo (GO)
Pedro Cauby Pires de Araújo (SP)

CONSELHO FISCAL

Fabíola Cristina Inocêncio (RO)
Hélio Pinheiro Pinto (AL)
Luís Márcio Nascimento Albuquerque (AM)
Marianne Judice De Mattos (ES)
Thiago Brandão de Almeida (PI)

Fonte: AMB, com informações adicionais do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-SC utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.