Eleição para Vereador Mirim mobiliza estudantes em Águas Frias
Crianças e jovens participaram do pleito realizado nesta quarta-feira (10)

O município de Águas Frias viveu, nesta quarta-feira (10), uma iniciativa voltada à cidadania com a realização da eleição para Vereador Mirim. A ação contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que proporcionou o uso de urnas eletrônicas para o pleito.
A votação ocorreu das 8h às 17h, em três locais diferentes, onde foram instaladas urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral. Ao todo, 455 eleitores mirins compareceram para escolher seus representantes entre 19 candidatos, todos estudantes da rede municipal.
O programa de Vereador Mirim promove o protagonismo infantojuvenil e aproxima crianças e adolescentes do funcionamento do Poder Legislativo. Durante o processo, os participantes vivenciam diferentes etapas de uma eleição oficial, da campanha à votação. Para a diretora Andriele Tomazélli: “O Programa Vereador Mirim é uma iniciativa essencial para despertar nos nossos estudantes o espírito de cidadania e participação democrática. Ele permite que nossos jovens compreendam, na prática, como funciona o Poder Legislativo e de que forma suas vozes podem transformar a comunidade. A eleição com urna eletrônica fortalece ainda mais essa experiência, garantindo segurança, transparência e aproximando os alunos da realidade das eleições oficiais ".
Urnas eletrônicas em eleições comunitárias
O TRE-SC disponibiliza urnas eletrônicas e sistemas de votação para entidades públicas organizadas e instituições de ensino realizarem eleições. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os serviços da Justiça Eleitoral e incentivar a participação democrática da comunidade.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução TSE 22.685/2007, estabelece os requisitos que os tribunais regionais podem disponibilizar as urnas eletrônicas. Além disso, o Regional desenvolveu o Sistema e-Voto, uma tecnologia de voto online que, assim como as urnas eletrônicas, também pode ser solicitada para eleições comunitárias.
Texto por Heloisa Baumgratz
Assessoria de Comunicação Social


