Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

JE de SC propõe termo de cooperação com polícia judiciária para ampliar a segurança institucional

Presidente do TRE-SC encontrou-se com a AGEPOLJUS nesta quinta (4)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Alb...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Alberto Civinski, acompanhado do diretor-geral do Tribunal, Gonsalo Agostini Ribeiro, se reuniu com representantes da Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário (AGEPOLJUS), nesta quinta-feira (4), na sede do TRE-SC. 

O encontro com Darney Bessa, coordenador geral da AGEPOLJUS; Alexandre Lapagesse, coordenador administrativo da AGEPOLJUS; Claudinor da Silva, diretor da Secretaria de Segurança Institucional do TRT12 e diretor regional da AGEPOLJUS em Santa Catarina; e Manoel Deval de Oliveira Filho, diretor do Núcleo de Segurança e Transportes da Seção Judiciária de Santa Catarina visou estreitar os laços com as polícias judiciárias para ampliar a segurança institucional na Justiça Eleitoral. 

Atualmente, o TRE-SC possui cinco servidores que são policiais judiciais e este número, em eventos ocasionais, é insuficiente para suprir a segurança da instituição. Como exemplo, foi citada a realização do Encontro Nacional do Poder Judiciário em Florianópolis, na última semana, que recebeu 22 tribunais eleitorais, e a estrutura da JE catarinense de segurança ficou aquém da necessidade do evento, que contou, então, com o apoio da Justiça Federal. 

A importância da segurança institucional foi um dos principais pontos destacados pelo presidente do TRE-SC durante a reunião. “Precisamos estreitar os laços com a polícia judiciária, que possui a expertise e a estrutura para instrumentalizar a segurança institucional da Justiça Eleitoral catarinense. Essa necessidade é potencializada pela aproximação das Eleições Gerais 2026, que, certamente, trará ao nosso estado o presidente do TSE, por exemplo”, destaca. 

Nova reunião

O encontro desta quinta-feira (4) foi responsável por alinhar objetivos e possibilidades de cooperação entre a JE catarinense e os policiais judiciais e uma nova reunião acontecerá na próxima terça-feira, 9 de dezembro. Neste novo encontro, que contará com a participação do presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, serão discutidas formas práticas para a instrumentalização dos policiais judiciais da JE de SC. 

Assessoria de Comunicação Social

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-SC utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.