TRE-SC e TJSC firmam parceria em Comissão de Gestão da Memória
Juiz substituto do TRE-SC será novo coordenador da Comissão na JE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Alberto Civinski, e o diretor-geral do Tribunal, Gonsalo Agostini Ribeiro, participaram de uma reunião no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), na segunda-feira (7). Na ocasião, eles apresentaram à presidente da Comissão de Gestão de Memória do TJSC (CGM/TJSC), desembargadora Haidée Denise Grin, a cópia da Portaria P N. 56, que formaliza a recomposição da Comissão de Gestão da Memória no TRE (CGM/TRE-SC), com a designação do juiz substituto do Pleno, Márcio Schiefler Fontes, como o novo coordenador. É a primeira vez que a Comissão no Eleitoral será presidida por um magistrado.
Segundo a presidente da Comissão de Gestão da Memória (CGM) do TJSC, a nomeação do juiz para o cargo é uma etapa importante para a aproximação entre as instituições: “A memória é a base sobre a qual construímos o presente e planejamos o futuro. Nesse sentido, a parceria entre nossas comissões se mostra promissora, e tenho convicção de que os frutos desse diálogo serão amplamente positivos para a sociedade catarinense.”
Já o presidente do TRE catarinense destacou: “A parceria que se inicia entre o TRESC e o TJSC, pela qualidade e comprometimento dos seus integrantes envolvidos, é a garantia de que a memória das duas instituições será resgatada e preservada.”
O juiz Márcio Schiefler Fontes, que também participou da reunião, já integra a comissão correspondente do TJSC e agradeceu a confiança depositada pela nova gestão do TRE-SC, enaltecendo os trabalhos de ambos os colegiados: "A nova responsabilidade traz a oportunidade de aproximar ainda mais ambas as comissões, de valorizar os servidores da área e de aprimorar os serviços prestados à sociedade".
Na linha estabelecida pela Resolução n. 324 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 30 de junho de 2020, as atividades da Comissão incluem ações desenvolvidas por diversas áreas do Regional. Dentre elas, o Centro de Memória, o Arquivo Central, a Biblioteca e a Comunicação Social. Assim, o objetivo da CGM, criada em 2021, a partir da Portaria P N. 111, é preservar e garantir o acesso à história e memória da Justiça Eleitoral catarinense presente em documentos, publicações, imagens, fotos, vídeos, objetos e mobiliários.
A nova composição da Comissão de Gestão da Memória do TRE-SC, além da coordenação do juiz Márcio Schiefler Fontes, é formada ainda por servidores das seguintes Unidades: Assessoria de Gestão da Informação (ADG-GI); Assistência de Gestão Documental e da Memória (da ADG-GI); Secretaria Judiciária (SJ); Secretaria de Administração e Orçamento (SAO); Assessoria Especial de Planejamento Estratégico e de Eleições (AEPE); Assessoria de Comunicação Social (ASCOM); Secretaria de Tecnologia da Informação (STI); e Secretaria Executiva da Escola Judiciária Eleitoral (SEEJESC).
Por Isadora Alves e Aline Ramalho
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC