Glossário explica o que é condição de elegibilidade

Requisitos previstos na Constituição e na legislação são essenciais para disputar uma eleição

Glossário Eleitoral

Condição de elegibilidade é o conjunto de circunstâncias pessoais e constitucionais que habilitam uma pessoa a pleitear determinados mandatos políticos mediante eleição popular.

Disponível no Portal do Tribunal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral Brasileiro esclarece que as condições de elegibilidade compreendem a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na circunscrição onde a pessoa pretende concorrer à eleição, a filiação partidária e o atendimento da idade mínima para o preenchimento do cargo.

Além de atender as condições de elegibilidade, quem deseja disputar uma eleição não deve ter contra si nenhuma causa de inelegibilidade, prevista na legislação, que a impeça de concorrer no pleito.

O Glossário

O Glossário Eleitoral explica ao público as expressões costumeiramente adotadas pelos operadores do Direito Eleitoral. O serviço esclarece, de maneira simples e direta, diferentes conceitos, bem como oferece informações históricas e referências doutrinárias sobre o desenvolvimento do processo eleitoral brasileiro.

Os mais de 300 verbetes do Glossário estão dispostos em ordem alfabética, o que facilita a pesquisa pela cidadã e pelo cidadão.

Fonte: TSE

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido