Notícia 15ª Primavera dos Museus

“Museus: perdas e recomeços” é o tema da 15ª Primavera dos Museus de 2021, promovida pelo IBRAM entre os dias 20 e 26 de setembro. O tema faz alusão aos espaços de memória como aqueles “lugares de guarda do que restou”, seja diante de momentos grandiosos ou de situações fatídicas que, simplesmente, se instalaram.

O CMAB participará da 15ª Primavera dos Museus com o lançamento do “Projeto recuperação e disponibilização dos resultados de eleições de 1932-1993”. Trata-se de uma ação colaborativa desenvolvida pelos Tribunais Regionais Eleitorais da BA, CE, ES, MT, RN, SC e TO e visa contribuir para perpetuar a história da democracia em nosso país.

O projeto caracteriza um recomeço para o CMAB, após longos meses de quarentena. Pode-se dizer ainda que o resgate dos resultados das eleições representa o resgate do produto mais palpável do trabalho realizado pela Justiça Eleitoral. Assim, espera-se contribuir para a preservação e disseminação da informação para as gerações atuais e futuras.

Não se trata ainda de um projeto acabado. Os Tribunais participantes realizarão pesquisas para compilar os resultados de eleições gerais e municipais realizadas desde a criação da Justiça Eleitoral até 1993. No TRESC os resultados de eleições já estão disponíveis na página da Memória (https://www.tre-sc.jus.br/o-tre/memoria/apresentacao), no site do Tribunal, desde o ano de 1982 até os dias atuais, produto de um esforço realizado pela Coordenadoria de Gestão da Informação e concretizado no Sistema Histórico de Eleições (SHE).

A previsão de conclusão do projeto é dezembro de 2022. Até lá, os dados já compilados ficarão disponíveis à consulta e serão complementados durante todo o período de realização do projeto, acessível a partir do site dos Regionais participantes. Acesse o projeto clicando aqui.