Zona Eleitoral de Tijucas incentiva aprovação de lei que beneficia mesários

Projeto de lei prevê isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos para mesários

Duas pessoas realizando uma prova escrita

A chefe de cartório da 31ª Zona Eleitoral de Tijucas, Karina Bonfim, encaminhou para vereadores dos municípios de Porto Belo, Canelinha e Tijucas a sugestão de implementação de lei similar à que foi aprovada na cidade de Bombinhas, isentando mesários de pagarem taxa de inscrição em concursos públicos.

A proposta já foi aceita por uma vereadora em Tijucas, que apresentou o projeto de lei 079/2019 na Câmara de Vereadores da cidade. De acordo com Karina, “é interessante que outras Zonas Eleitorais também incentivem a lei em seus municípios, para que se torne uma iniciativa em todo o estado”.

Além de encaminhar a sugestão para os vereadores dos municípios da região, a chefe de cartório também enviou a proposta para uma assessora de um deputado estadual, com o intuito de que o projeto de lei entre em pauta na ALESC e seja aprovado também no âmbito estadual.  

Na última eleição, em 2018, antes da aprovação da lei, aproximadamente 90% de todos os mesários de Bombinhas foram voluntários. Para Karina, “a lei é um incentivo para que cada vez mais pessoas se cadastrem como voluntárias. Para nós, do Cartório Eleitoral, é muito bom convocar mesários voluntários. Achei muito válida a proposta e tomara que seja implementada aqui nos municípios da região e no resto do estado”.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido