TRE-SC promove votação simulada com estudantes em Porto Belo

Por meio da urna eletrônica, eles tiveram que eleger a melhor praia da cidade

TRE-SC promove votação simulada com estudantes em Porto Belo

Qual é a praia favorita de Porto Belo? Essa foi a resposta que alunos e alunas da Escola de Educação Básica (EEB) Tiradentes, localizada no município, tiveram que dar para a Justiça Eleitoral utilizando a urna eletrônica. A votação simulada aconteceu durante as audiências públicas realizadas na escola, nesta quinta-feira (26).

Enquanto ocorria a preparação das 50 urnas que serão utilizadas para a votação oficial na eleição suplementar do dia 5 de junho, outras três foram disponibilizadas para o treinamento eleitoral dos estudantes, que lotaram o ginásio de esportes.  

O processo envolveu mais de 200 alunos e alunas de 8 a 16 anos do Ensino Fundamental ao Médio. Muitos dos quais nunca tinham visto a urna eletrônica antes, nem tampouco sabiam como votar utilizando o equipamento. Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Gonsalo Ribeiro.

“Eles funcionam como ótimos vetores para fundir o que aprendem. Captam muito rápido, aprendem se divertindo e podem nos ajudar a difundir o processo eleitoral. Foi uma experiência muito bacana, onde engajamos também as professoras e aguçamos a curiosidade dos jovens sobre o que estávamos fazendo em Porto Belo”, avaliou o diretor-geral do TRE-SC.  

Ao final da votação houve um empate entre as praias da Caixa D’Aço e Ilha de Porto Belo. Cada uma recebeu 46 votos e conquistou a preferência dos eleitores.   

No Brasil, o alistamento e o voto são obrigatórios apenas para os maiores de 18 anos, sendo facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, segundo estabelece o artigo 14, parágrafo 1º, inciso II, da Constituição Federal.

Contudo, mesmo sabendo que crianças e adolescentes ainda não podem votar, a Justiça Eleitoral desenvolve diversas ações para conscientizar os futuros eleitores sobre temas relacionados à política, ao sistema eleitoral e ao fortalecimento da democracia.     

Por Jean Peverari

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido