Cartórios Eleitorais de Chapecó e Concórdia realizam ações com jovens

Mais de 350 jovens participaram de palestras e conheceram o funcionamento das urnas eletrônicas

Cartórios Eleitorais de Chapecó e Concórdia realizam ações com jovens

Nos dias 3, 12, 13 e 15 deste mês, as 90ª e 94ª Zonas Eleitorais (ZEs), referentes respectivamente aos municípios de Concórdia e Chapecó, realizaram ações de cidadania com jovens. O intuito dos encontros foi reforçar a importância do voto e explicar sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral e das urnas eletrônicas (UEs).

Em Concórdia, o cartório eleitoral participou de atividades com o Capítulo Demolays. No sábado (3), o servidor Moacir Tramontin ministrou palestra sobre o sistema eleitoral brasileiro, a importância do voto e segurança da urna eletrônica. No dia 12, o grupo recebeu a visita do juiz da 90ª ZE, Marcus Vinícius Von Bittencourt, que realizou uma demonstração das UEs e explicou sobre suas barreiras de segurança.

Na terça (13), foi a vez do Grupo Escoteiro de Concórdia se reunir com o cartório eleitoral. Na ocasião, Moacir Tramontin também conversou com o grupo sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral, a segurança do voto e apresentou o funcionamento das urnas eletrônicas.

Também na terça, em Chapecó, 250 estudantes do ensino médio do colégio Marista receberam os representantes da 94ª Zona Eleitoral. No dia 15 (quinta), um público de 100 alunos da segunda série e terceirão do SENAI também se reuniu com os membros do cartório eleitoral do município.

Em ambas as oportunidades em Chapecó, o encontro foi conduzido pelo juiz da 94ª ZE, Juliano Serpa; o promotor eleitoral, Fabiano David Baldissarelli; e a chefe de cartório, Adriana Festugatto. Na conversa, além de reforçar a importância do voto entre os jovens, os representantes trataram sobre a transformação na maneira de votar ao longo da história do Brasil.

Os 350 estudantes também participaram de uma prática com as urnas eletrônicas, pela qual a turma pode conhecer o novo modelo de urna eletrônica 2020 e votar em candidatos fictícios. As ações estão alinhadas ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação e à campanha nacional #Bora Votar.

Por Marcos Andrade/Jairo Grisa

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

1/ Galeria de imagens
Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido