Desembargadora Federal Ana Blasi é reconduzida ao Pleno do TRE-SC
Solenidade ocorreu nesta segunda-feira (28)

Na tarde desta segunda-feira, dia 28, o presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, assinou a certidão de recondução da desembargadora Ana Cristina Ferro Blasi, da Justiça Federal da 4ª Região (TRF4), ao Pleno do Tribunal Regional Eleitoral para o biênio 2025/2027. A solenidade ocorreu na sala da Presidência.
O desembargador Civinski se declarou extremamente feliz em mais uma vez dar posse à desembargadora Federal. “Tenho muita satisfação em participar desta recondução, pois admiro muito o trabalho na nobre colega. A sua presença em nosso Pleno carrega a presença feminina, a qual a senhora sempre defende tanto”, elogiou.
No início do mês, a desembargadora havia completado o biênio 2023/2025 e fez sua despedida da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), a qual comandou por dois anos, além de encerrar o trabalho à frente da Ouvidoria Regional da Mulher de Santa Catarina (OREM). A Ouvidoria atua como um canal para receber e tratar demandas relativas à violência contra a mulher, com foco em direitos políticos e questões eleitorais, oferecendo acolhimento, escuta ativa, preservação da identidade e orientação às denunciantes. “Agradeço a honra de voltar ao TRE-SC e fico ainda mais honrada em participar das eleições majoritárias", festejou a desembargadora.
Na recondução da desembargadora federal, além do desembargador Civinski estiveram presentes o vice-presidente e corregedor do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto da Silva, o juiz do Pleno Sérgio Francisco Carlos Graziano Sobrinho e o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro.
Currículo da desembargadora
A desembargadora é graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), Mestre em Direito do Estado (UFSC) (1995), professora auxiliar do curso de Direito da UFSC (1995) e docente de Direito Eleitoral (UFSC e Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI). Fundadora do IDASC – Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (2005) e da ABRADEP – Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (2018). Foi Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Seccional em Santa Catarina – OAB/SC, gestão
2018/2010 e Secretária Geral da OAB/SC, gestão 2013/2015. Membro do IASC – Instituto dos Advogados de Santa Catarina. Em 2018, recebeu o prêmio Diploma Mulher Cidadã Carlota Pereira Queirós, concedida pela Câmara dos Deputados e em 2023 foi agraciada com a Medalha Francisco Dias Velho, pela Câmara Municipal de Florianópolis. Em 11 de dezembro de 2022 foi nomeada para o cargo de Desembargadora Federal para ocupar a vaga do Quinto Constitucional do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4. Em 2023 foi eleita, pelo Pleno TRF4, para o cargo de Juiz Substituto, categoria Juiz Federal, do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE-SC.
Por Janine Koneski de Abreu
Assessoria de Comunicação Social