Desembargador Jaime Machado Júnior é empossado como juiz substituto do Pleno do TRE-SC
Juiz substituto ingressou na magistratura em 1992

Tomou posse, nesta terça-feira (29), como juiz substituto do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), o desembargador Jaime Machado Júnior na vaga aberta pelo desembargador Carlos Roberto da Silva, ao ser empossado, no início do mês, como vice-presidente e corregedor da Justiça Eleitoral catarinense.
Após a leitura do termo de posse, o vice-presidente e corregedor Carlos Roberto da Silva saudou o colega: “É um magistrado com experiência e com bagagem cultural e intelectual, para além da sua personalidade extrovertida que muito nos encanta. É um profissional que muito ajudará este Tribunal a entregar uma excelente prestação jurisdicional para a sociedade”, finalizou.
Os membros do Pleno cumprimentaram o novo colega. O juiz Sérgio Francisco Graziano Sobrinho o recebeu de maneira efusiva: “Na sua função como magistrado, sempre com postura ética, uma pessoa com todas as virtudes que o cargo merece. Gostaria de congratular o colega e dizer que no que precisar, estaremos à disposição”, garantiu.
Em seguida, se manifestou o juiz substituto Márcio Schiefler Fontes, afirmando que o novo colega é excelente exemplo de um juiz que “sempre se identificou com as comunidades do interior em que judicou.”
O procurador regional eleitoral, Cláudio Valentim Cristani, saudou o desembargador: “Tenho certeza que foi uma grande aquisição aqui para o TRE de Santa Catarina e vai abrilhantar, vai trazer, com seu carisma, sua maneira de viver, muitas alegrias para o Tribunal”.
No discurso, o desembargador Jaime Machado Júnior cumprimentou os membros da Corte e autoridades presentes. Ele agradeceu amigos e familiares que estavam na plateia e as palavras de carinho recebidas. O magistrado revelou estar muito feliz por assumir este novo desafio em sua carreira. “Eu recebo com humildade e senso de responsabilidade a honrosa missão de tomar posse como juiz substituto na categoria desembargador deste egrégio Tribunal Regional Eleitoral. Essa função que ora assumo não é apenas um avanço na carreira, mas um compromisso com a democracia. Assumo este cargo com serenidade e com o coração voltado ao observar. Como diz a Constituição, todo poder emana do povo. Que possamos juntos continuar escrevendo uma história de respeito e serviço à democracia”, finalizou o desembargador. Ele comporá o Pleno durante o biênio 2025/2027.
Ao final, o presidente, desembargador Civinski, saudando os familiares do desembargador Jaime Machado, deu as boas-vindas ao novo integrante: “O senhor que veio dezenas de vezes para nos acompanhar, que atendeu aos convites dos colegas que tomaram posse, que veio pela amizade, agora virá por um motivo justo. Então, seja muito bem vindo. O desembargador Jaime, figura das mais queridas e extrovertidas que todos daqui conhecem, que agora se torna juiz substituto do Pleno deste Tribunal. Magistrado experiente que doravante colocará todo seu cabedal de conhecimento em prol desta Corte.”
Estiveram presentes na sessão várias autoridades do Estado, entre elas o desembargador Jorge Mussi, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entre 2007 e 2023; o juiz Vitoraldo Bridi; Marcelo Pons Meirelles e o procurador do Estado Zany Estael Leite Júnior.
Perfil
O desembargador Jaime Machado Júnior, é natural de Bom Retiro, graduado em Direito pela Univali em 1987. Ele ingressou na magistratura catarinense em julho de 1992 como Juiz Substituto do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), atuando nas comarcas da Capital, Xanxerê, Abelardo Luz, São Domingos, Ponte Serrada, Campo Erê e São Lourenço do Oeste. Promovido a Juiz Titular em 27 de dezembro de 1994, atuou nas comarcas de Guaramirim, Sombrio, São Joaquim e Lages. Atuou como Juiz Eleitoral nas Zonas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina TRE-SC: 75ª São Domingos (1993); 28ª São Joaquim (1996-1997); 71ª Abelardo Luz (1998), como Presidente de Junta Eleitoral; 104ª Lages (1999-2000 e 2004-2006); e na 21ª Lages (2011-2013). Foi promovido ao cargo de Desembargador do TJSC em 2017, atuando desde então na 3ª Câmara de Direito Comercial. Foi aclamado pelo Pleno do TJSC para o cargo de Juiz Substituto na categoria Desembargador, do Pleno do TRE-SC.
Veja mais fotos no Flickr
Por Janine Koneski de Abreu
Assessoria de Comunicação Social