TRE-SC recebe visita de estudantes da UNOESC
Os estudantes do curso de Direito participaram de palestras e da sessão plenária

Na tarde desta segunda-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), juntamente com a Escola Judiciaria Eleitoral (EJESC), recepcionou acadêmicos do curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus de São Miguel do Oeste.
Ao todo 35 estudantes foram recebidos pelo diretor da EJESC, juiz Marcelo Pons Meirelles, e pelo juiz do Pleno, Willian Medeiros de Quadros. Nas boas vindas, o diretor, que também já lecionou na UNOESC, enfatizou a importância da visita dos alunos. “É muito bom tê-los aqui para partilhar como funciona a Justiça Eleitoral e uma sessão de julgamento, quem sabe até surja um interesse em vocês de se dedicarem à Justiça Eleitoral”, declarou.
Na sequência, a turma participou de duas palestras proferidas por servidoras do TRE-SC. A primeira, que tratou sobre a estrutura e funções da Justiça Eleitoral e o sistema eletrônico de votação, foi ministrada pela assistente de ações institucionais da EJESC, Simone Malta Ladeira.
Já a conversa sobre desinformação foi conduzida pela coordenadora do Grupo de Apoio Técnico ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação (GAT), Karine Borges de Liz. "Quanto mais as pessoas entenderem que a desinformação é um fenômeno mundial, complexo, que está em diversas áreas da vida humana e que pode trazer grandes prejuízos, melhor para a democracia e para a vida de todas as pessoas”, destacou a coordenadora.
Para o professor da turma de universitários, Roberto José Santos de Oliveira Junior, a oportunidade proporcionada pelo Tribunal foi gratificante. “O conhecimento que nos foi repassado é de grande valia aos alunos, ainda mais formandos, que logo estarão auxiliando em todo esse processo, no desenvolvimento da nossa sociedade e de todo o estado”, ressaltou o docente de Processo Civil e Teoria Geral do Estado.
Depois das palestras os alunos seguiram para a Sala de Sessões no prédio sede do Tribunal, onde puderam acompanhar a sessão plenária. Na abertura dos trabalhos, a turma foi saudada pelo presidente do TRE-SC, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, e pelos demais juízes da Corte.
Por Marcos Andrade/Jean Peverari
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC