Presidente do TRE-SC recebe a ‘Ordem do Mérito Eleitoral’ em solenidade do Regional de MS
Honraria da Justiça Eleitoral sul-mato-grossense foi concedida na sexta-feira (29)

O desembargador Carlos Alberto Civinski, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), recebeu a homenagem de ‘Ordem do Mérito Eleitoral do Estado de Mato Grosso do Sul’, na sexta-feira (29). A entrega da honraria aconteceu em sessão solene da Justiça Eleitoral sul-mato-grossense, em Campo Grande.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), o objetivo desta homenagem é “reconhecer autoridades que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento da democracia, para a Justiça Eleitoral e para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e do Brasil”. Além de representantes no poder Judiciário, a instituição também entregou condecorações a representantes do Legislativo, Executivo e sociedade civil.
Diferentes graus da ‘Ordem de Mérito Eleitoral’
A ‘Ordem de Mérito Eleitoral’ da JE de MS possui seisgraus, conforme o “destaque e a relevância das ações dos homenageados para a sociedade e para a Justiça Eleitoral”, descreve o Regional. São eles: Grão-Colar; Grã-Cruz; Grande Oficial; Comendador; Oficial; e Cavaleiro, sendo a primeira privativa e as demais outorgadas. O presidente do TRE-SC recebeu a condecoração de grau Grã-Cruz, ao lado de outros 18 homenageados.
“Recebo a honraria como homenagem aos quase 45 anos de trabalho prestados ao sistema judiciário catarinense. Durante esse período, concomitantemente, prestei serviços à Justiça Eleitoral de forma voluntária ou por acumulação funcional, exercendo atividades de mesário, escrutinador e presidente de mesa escrutinadora, juiz eleitoral e mais recentemente, na condição de integrante da Corte Eleitoral, como Corregedor Regional e atualmente como seu Presidente. Compartilho a homenagem com todos que comigo interagiram e ajudaram a construir uma justiça eleitoral moderna, transparente e respeitada em todo território catarinense e, por extensão, brasileiro.” destaca Carlos Alberto Civinski, presidente do TRE-SC.
Além da honraria de grau Grã-Cruz, o TRE-MS condecorou três pessoas no grau Grande Oficial e outras 11 no grau Comendador. Ao todo, 33 pessoas foram homenageadas e em seu discurso, o presidente do Regional sul-mato-grossense, desembargador Carlos Eduardo Contar, destacou a importância da cerimônia: “a razão de aqui nos encontramos reunidos em sessão magna de outorga da Ordem do Mérito Eleitoral de Mato Grosso do Sul tem por finalidade reconhecer e agradecer, de uma forma simbólica e material, aquilo que não se consegue expressar de outra maneira, que é a nossa gratidão a todos os agraciados [...]. Meus parabéns aos homenageados, minha alegria em poder condecorá-los”.
Texto por Aline Ramalho, com informações do TRE-MS
Assessoria de comunicação social