Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

A JE Mora ao Lado: mesário espera que filha siga seu exemplo de cidadania

Adriano Machado, de Vidal Ramos (SC), colabora com o processo eleitoral desde 2020

A JE Mora ao Lado: mesário espera que filha siga seu exemplo de cidadania

O exemplo vem de casa. Esse é o lema do mecânico Adriano Machado, 42 anos, que acredita no poder da cidadania para ajudar a sociedade a “ir para frente”. O catarinense, que reside em Vidal Ramos (SC), começou a colaborar com a Justiça Eleitoral, em 2020, como mesário. Ele vislumbra a futura contribuição de sua filha para a Justiça Eleitoral.

“A minha visão, agora, é de fazer a minha parte. Eu tenho uma filha que está com 19 anos, fazendo faculdade. Espero que ela possa fazer a parte dela também. O exemplo vem de casa. Se eu mostrar o correto, ela vai fazer o correto”, relatou Adriano.

Veja vídeo no canal do TRE-SC no YouTube

Segundo o catarinense, a importância de ser mesário vai além da contribuição para a sociedade, pois é uma forma de contribuir consigo mesmo. “Cada um tem que fazer a sua parte. Não adianta querer cobrar dos outros e ficar parado. Tem que ser unido. Ou não adianta reclamar depois”, disse Adriano.

Nascido em Ituporanga (SC), Adriano cultivou, desde pequeno, o apreço pelo trabalho. Quando tem um tempo livre, gosta de ir ao sítio cuidar dos cavalos. Porém, em ano de eleição, tem o cronograma do calendário eleitoral na ponta da língua, com os dias de colaboração com a Justiça Eleitoral já reservados. “Na verdade, nem dá trabalho, é bom, eu gosto. A minha parte eu faço. No dia que eu cansar, passo a bola”, revelou o mesário.

“As equipes que eu peguei foram muito boas. Todo mundo tem que ser ajudar. Isso faz uma a diferença para a vida de cada um e para toda a comunidade”, concluiu Adriano Machado.

Série Mesários

Esta história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados desde fevereiro de 2022, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

Fonte: TSE

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido