A JE Mora ao Lado: “Um conjunto de esforços que faz a eleição acontecer e manter a nossa democracia”, diz mesária

Moradora de Joinville (SC) comenta os benefícios de trabalhar em prol da democracia

A JE Mora ao Lado: “Um conjunto de esforços que faz a eleição acontecer e manter a nossa democra...

Mesária voluntária, a gaúcha Jussania Ferronatto tem 53 anos e mora atualmente em Joinville, em Santa Catarina. A servidora pública presta serviços à Justiça Eleitoral há mais de 13 anos e afirma que não pretende parar, pelo menos, até a aposentadoria. Apaixonada pelo trabalho prestado, ela ressalta que, “sem a JE e os mesários, não teria eleição”. Jussania afirma que esse é o grande papel desempenhado pelos mesários em prol da democracia; além disso, destaca outros benefícios.

Jussania é a primeira pessoa da família a trabalhar como mesária. Muitos perguntam o porquê da escolha, e ela define o trabalho como um “conjunto de esforços que faz a eleição acontecer e manter a nossa democracia”. Além disso, como já atuou diretamente com o público em seu trabalho, gosta de auxiliar as pessoas com questionamentos sobre documentação, pois é uma área que domina como analista tributária. 

Assista à entrevista no canal do TRE-SC no YouTube.

Amizade

A servidora pública afirma que outro ponto positivo do trabalho como mesária é conhecer mais pessoas do bairro que moram próximas, mas na maioria das vezes, não têm a oportunidade de interagir. Nas últimas eleições, ela atuou como presidente de seção e lembra que fez uma grande amizade. “Hoje eu sou muito amiga da pessoa que atuou como primeira secretária. Como trabalhamos perto, ficamos bem próximas. Essa troca também é muito interessante”, diz.

Série Mesários

Esta história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados desde fevereiro de 2022, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

Fonte: TSE

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido