A JE Mora ao Lado: jovem mesária recomenda a colaboração voluntária à cidadania no Brasil

Samara Oliveira, de Pomerode (SC), afirma que o serviço será muito bem-vindo, vai colaborar com a democracia e será agradecido pela comunidade

A JE Mora ao Lado: jovem mesária recomenda a colaboração voluntária à cidadania no Brasil

“Espero que os brasileiros se voluntariem em suas cidades para atuarem como mesárias e mesários nas seções eleitorais. Tenha certeza que seu serviço será muito bem-vindo, vai colaborar com a democracia e será agradecido pela comunidade”. A recomendação é da jovem Samara Oliveira, de 29 anos, recepcionista na Prefeitura de Pomerode (SC) e que estreou como mesária nas Eleições Gerais de 2022.

Samara conta que se inscreveu para atuar na função a partir de convite de colegas da Prefeitura que já colaboram com a Justiça Eleitoral como mesários voluntários. Ela aceitou na hora, cadastrou-se no cartório eleitoral e afirma que não se arrependeu: “Foi uma experiência maravilhosa. Ajudar a comunidade e a população é prestar um serviço gratificante de cidadania ao Brasil”.

Segundo Samara, ao atuar na mesa receptora de votos, é possível compreender a logística do sistema eleitoral, entender o funcionamento do processo de eleições e desempenhar um relevante trabalho na seção eleitoral. Tão relevante e gratificante que a jovem mesária garante que permanecerá na função em outras eleições.

Veja a entrevista no canal do TRE-SC no YouTube.

Para ela, o atendimento prestado pelo mesário tranquiliza o ambiente e acalma as eleitoras e os eleitores.  Samara lembra que muitos chegaram à seção eleitoral com certa dificuldade e até certa resistência. “Recebemos [as pessoas] com sorrisos, deixamos o ambiente mais tranquilo, orientamos que o procedimento na cabine de votação não precisava ser realizado muito rápido, que podia fazer devagar, com calma, e tudo melhorou”, recorda.

Série Mesários

Esta história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados desde fevereiro de 2022, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

Fonte: TSE

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido