TRE-SC forma servidores em Formadores de Ações em Cidadania

A cerimônia aconteceu durante a sessão plenária desta quinta-feira (25)

TRE-SC forma servidores em Formadores de Ações em Cidadania

Na sessão plenária desta quinta-feira (25), aconteceu a formatura de 39 servidores da Justiça Eleitoral catarinense que foram aprovados no curso de Formadores em Ações de Cidadania, cuja idealização partiu do diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), juiz Marcelo Pons Meirelles. Essa capacitação é uma iniciativa que visa qualificar os servidores e juízes a desenvolverem de forma mais estruturada as ações de cidadania em suas regiões. “Com esses formadores, será possível disseminar por todo o estado essas ações de forma regionalizada, atendendo aos anseios de cada município”, afirmou o magistrado.

O diretor idealizou essa formação em cidadania em decorrência da constatação da Assistência de Ações Institucionais da EJESC, que percebeu a necessidade de iniciar um trabalho não apenas de registro das informações relacionadas às ações de cidadania, mas também para tomar conhecimento das dúvidas acerca do assunto. Com isso, foi criada a Escola de Cidadania, que teve como a sua primeira atividade conversar com as chefias de cartório para saber sobre quais medidas com relação à cidadania poderiam ser criadas, com base nas dificuldades e facilidades experimentadas. A partir dessa conversa, concluiu-se sobre a importância de capacitar os servidores e juízes para o desenvolvimento, de forma mais estruturada e qualificada, das ações de cidadania. Dentre os temas mais solicitados pelos servidores, estavam a Segurança do Processo Eletrônico de Votação e a Desinformação.

Em seu discurso, Meirelles destacou a importância do curso para o fortalecimento da democracia. “Com base nessa missão, 39 servidores esforçaram-se, durante o mês de abril, para conseguir ir além dos desafios impostos pela rotina de trabalho e se dedicaram a aprimorar seus conhecimentos em temas estruturais para o desenvolvimento de ações de cidadania e, consequentemente, da democracia em nosso estado e país”.

O servidor Hugo Frederico Vieira Neves, da Assessoria do Gabinete dos Juízes, um dos formandos, falou sobre a importância dessa iniciativa. “Foi uma experiência muito rica e interessante porque, primeiramente, foi um curso voltado a formar pessoas que vão difundir conhecimentos relacionados ao exercício da cidadania. Tanto no aspecto relacionado às eleições propriamente ditas, quanto ao aspecto relacionado à checagem de informações fidedignas, como verificar fontes, para evitar a disseminação de desinformação”.

Já a servidora da 20ª ZE, Katiucy Besen Pedroso Pacheco, além de participante, teve a oportunidade de compartilhar sua pesquisa de dissertação de mestrado em Gestão Pública dentro do curso. A aula “Identidade eleitoral e cidadania plena: um caminho para o fortalecimento da democracia” abordou justamente sobre o desenvolvimento de um projeto de conscientização política de jovens estudantes. “A minha pretensão é ajudar a construir uma sociedade um pouco mais humana e socialmente justa. Sabemos que muitas pessoas se encontram à margem de vários direitos, em especial, os direitos de cidadãos. Por isso a importância do curso, que representou o início de uma mudança paradigmática acerca das atribuições da Justiça Eleitoral e de seus servidores com o intuito de garantir o pleno exercício da cidadania”.

Na próxima sexta-feira (26), acontecerá a primeira oficina temática, que é um desdobramento do curso de Formadores em Ações de Cidadania. Na ocasião, será formado um grupo para elaborar uma ação de cidadania sobre o tema Segurança do Processo Eletrônico de Votação. A ideia é formar um ambiente colaborativo e inovador para a produção de materiais que, futuramente, serão disponibilizados a todos os servidores. Outras oficinas temáticas estão previstas para acontecer no segundo semestre deste ano.

Sobre a formação

A Formação de Formadores teve a sua primeira aula no dia 30 de março e durou aproximadamente um mês, com encerramento no dia 26 de abril. A capacitação aconteceu de forma on-line, por meio da plataforma Zoom. No total, foram 7 aulas teóricas e uma aula prática. Entre os assuntos discutidos estavam:. A importância da educação política para o desenvolvimento da democracia;

. Identidade eleitoral e cidadania plena: um caminho para o fortalecimento da democracia;

. Metodologias ativas;

. Plano de ação;

. Plano de ação na prática;

. Segurança do Processo Eletrônico de Votação;

. Desinformação;

. Discurso institucional

Por Paula Gabiatti

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido