EJESC lança Escola de Cidadania voltada ao aprimoramento da democracia

Novidade foi apresentada na sessão desta quinta aos juízes do Pleno do TRE-SC

Logotipo da Escola de Cidadania da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC)

A missão da Justiça Eleitoral de promover a educação política ganhou um importante reforço: a Escola de Cidadania. A novidade foi apresentada aos juízes da Corte pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), juiz Marcelo Pons Meirelles, na sessão plenária desta quinta-feira (9).

“Trata-se de uma ação bastante relevante com a ideia de difundir a educação política, principalmente dos nossos jovens, não só jovens eleitores como jovens políticos, todos aqueles que tiverem interesse em formar essa educação política que nós entendemos que seja de grande relevância para o futuro das eleições e do próprio funcionamento da Justiça Eleitoral”, destacou o diretor da EJESC.  

A Escola de Cidadania nasce com o intuito de registrar e conhecer as ações realizadas, estruturar materiais, oferecer rede de apoio para iniciativas e capacitar formadores interessados em ações de cidadania, tanto da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) quanto dos cartórios eleitorais. A novidade também foi apresentada aos 99 chefes de cartório do estado durante o encontro realizado no início deste mês, em Fraiburgo.

Segundo a secretária da EJESC, Cláudia Regina Damasceno Luciano, a Escola de Cidadania se debruça sobre o papel da Justiça Eleitoral no envolvimento da sociedade, no fortalecimento da credibilidade do processo eleitoral, na aproximação, incentivo e informação ativa à sociedade e finalmente no estímulo à inclusão e a participação espontânea dos eleitores e candidatos.

Para isso serão promovidas aulas, palestras, oficinas e rodas de conversa, além de cursos internos de formação de formadores em cidadania. “É exatamente para preparar nossos formadores para que as ações de cidadania oferecidas ao público externo tenham mais efetividade”, explicou Cláudia.

Afinal como já disse o cientista político e professor, doutor Humberto Dantas, que irá ministrar a aula inaugural do curso de formadores: “A democracia traz desafios além dos quantitativos. Qualificar a reflexão do indivíduo é qualificar sua tomada de decisão”. 

Palestra

O circuito de ações de cidadania previstas para 2023 terá início na próxima segunda-feira (13), com a palestra Mulher e a desinformação: histórias que você não sabe. Deixe os homens na sala. A apresentação será feita pela servidora Karine Borges de Liz, a partir das 17h, via canal do YouTube do TRE-SC.

“Uma das maiores desinformações da História foi a que levou ao desacreditar da capacidade feminina para outras atividades que não fossem as ligadas à maternidade e ao lar. Resgatar a importância da participação feminina no mundo, destacar seu protagonismo histórico, e construir um caminho do meio para mulheres e homens construírem uma cidadania efetiva são tópicos dessa palestra”, descreveu Karine.

Por Jean Peverari
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido