Gestão das Eleições 2026 é tema de encontro entre TSE e TREs em Brasília
O presidente substituto do TRE-SC, des. Carlos Roberto da Silva, participou do encontro em Brasília

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reuniu-se, na manhã desta terça-feira (19), no Gabinete da Presidência da Corte, em Brasília, com presidentes de 22 tribunais regionais eleitorais (TREs) para alinhamento sobre a gestão das Eleições Gerais de 2026. O presidente substituto do TRE-SC, desembargador Carlos Roberto da Silva, participou da reunião representando a Justiça Eleitoral de Santa Catarina.
Temas centrais da reunião
No encontro, foram abordadas estratégias e ações para melhorar a prestação de serviço aos eleitores, incluindo a intensificação do cadastro biométrico, necessária para reduzir riscos de fraudes, o aumento da acessibilidade nas seções eleitorais para pessoas com deficiência e a redução no tempo de votação, tendo em vista que, em 2026, cada eleitor ou eleitora terá que registrar seis votos na urna eletrônica.
O representante do TRE-SC destacou que a reunião foi muito importante e um dos assuntos mais discutidos foi o da biometria. “Algumas sugestões dos regionais foram tratadas no sentido de que o índice [de biometria] possa ser aumentado, tendo em vista a importância dessa elevação do percentual do cadastro biométrico dos eleitores”, afirmou o desembargador Carlos Roberto da Silva.
Durante o encontro, o presidente substituto do TRE-SC também divulgou os dados da coleta de biometria em Santa Catarina: “Temos pouco mais de 87% de biometria concluída. Além disso, trabalhamos com algumas medidas para aumentar esse índice, dentre elas, o projeto Justiça Eleitoral em Movimento, que busca atuar em cidades sem cartórios eleitorais para esse cadastramento biométrico”, complementou.
Ainda segundo o desembargador Carlos Roberto da Silva, a complexidade do próximo pleito também foi abordada, principalmente em referência ao número de cargos a serem votados. “A questão das filas foi muito discutida, para que possamos atuar de forma preventiva e pró-ativa. Ou seja, com a revisão dos locais de votação, a acessibilidade, além de campanhas de esclarecimento sobre os cargos que estarão em disputa. Também foi discutido sobre o transporte de eleitores, em particular, de pessoas com necessidades especiais, para que todos possam exercer o seu direito de cidadania”, destacou.
Plano integrado das Eleições
Durante o encontro, também ficou definido que o planejamento integrado das eleições será feito com a reprodução de boas práticas identificadas na Justiça Eleitoral, compiladas em uma publicação sobre Gestão das Eleições, e com as práticas que estão sendo avaliadas no Selo de Qualidade da Justiça Eleitoral, cujo resultado será divulgado em dezembro de 2025.
Sobre a padronização das orientações de funcionamento da JE, o representante do TRE-SC explicou que “a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, apresentará um relatório relacionado às metodologias de planejamento integrado das eleições com esse propósito de padronizar ao máximo o trabalho da Justiça Eleitoral”.
Além desses assuntos, foram abordadas outras questões, que serão aprofundadas em um Fórum Nacional VerDemocracia, que acontecerá em Belém (PA), de 15 a 17 de setembro, reunindo especialistas em Direito Eleitoral e temas da Justiça Eleitoral, como combate à desinformação, novas tecnologias, sustentabilidade, participação democrática e direito ao voto no Brasil.
Análise do representante do TRE-SC
Por fim, o presidente substituto do TRE-SC, desembargador Carlos Roberto da Silva, ressaltou que assuntos como a desinformação e os servidores requisitados na Justiça Eleitoral fizeram parte da pauta de discussão. “Foi uma reunião muito produtiva e, certamente, nós levaremos informações valiosas para a sequência desse trabalho em curso, que é a preparação das eleições de 2026”, finalizou.
Por Assessoria de Comunicação Social, com informações do TSE.