Município de Saudades realiza eleição para vereadores mirins com uso da urna eletrônica
A votação ocorreu diretamente nas escolas, onde os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência democrática completa.

Na última quinta-feira (27), o município de Saudades, no oeste catarinense, realizou a eleição de vereadores mirins, utilizando urnas eletrônicas proporcionadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O pleito envolveu 20 candidatos e mobilizou 483 estudantes, que foram escolher seus representantes no Parlamento Mirim do município.
“Um dos destaques desta edição foi a utilização da urna eletrônica, cedida pela Justiça Eleitoral, permitindo que os estudantes conhecessem de perto o mesmo sistema utilizado nas eleições oficiais do país. A novidade despertou grande interesse entre os jovens eleitores, que puderam aprender sobre segurança, sigilo do voto e agilidade do processo eleitoral”, explica Ana Claudia Bohn, assessora legislativa e coordenadora do programa.
A votação aconteceu em três escolas, que concentram as quatro seções eleitorais utilizadas para o processo. O programa de Vereador Mirim tem como objetivo estimular a educação para a cidadania, aproximando crianças e adolescentes do Poder Legislativo e oferecendo a oportunidade de conhecer, na prática, o funcionamento das instituições democráticas. Além disso, as crianças e adolescentes puderam ter a experiência de um processo eleitoral, desde a campanha até a eleição dos representantes.
Ao longo do mandato, os eleitos terão participação em atividades formativas e sessões simuladas, aprendendo sobre políticas públicas, processo legislativo e a importância da representação política.
Urnas eletrônicas e sistema e-voto em eleições comunitárias
O TRE-SC disponibiliza urnas eletrônicas e sistemas de votação para entidades públicas organizadas e instituições de ensino realizarem eleições. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os serviços da Justiça Eleitoral e incentivar a participação democrática da comunidade. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução TSE 22.685/2007, estabelece os requisitos que os tribunais regionais podem disponibilizar as urnas eletrônicas. Além disso, o Regional desenvolveu o Sistema e-Voto, uma tecnologia de voto online que, assim como as urnas eletrônicas, também pode ser solicitada para eleições comunitárias.


