Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Corregedoria planeja expandir Pontos de Inclusão Digital após sucesso em Urubici

Iniciativa deixará o eleitor mais próximo da Justiça Eleitoral

Foto da fachada do TRE de Santa Catarina

A Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina (CRE-SC) planeja disponibilizar serviços eleitorais nos Pontos de Inclusão Digital (PIDs), instalados pelo TJSC.

A decisão foi anunciada pelo corregedor Regional Eleitoral, desembargador Carlos Roberto da Silva, durante a sessão plenária desta terça-feira (1º), após apresentar à Corte os resultados bem-sucedidos do projeto-piloto realizado em Urubici, cidade que não possui cartório eleitoral.

A iniciativa pioneira atendeu quase 200 pessoas em apenas oito dias de funcionamento, oferecendo serviços como alistamento eleitoral e transferência de domicílio.

A alta procura demonstrou a eficácia do modelo para suprir a demanda da população de Urubici, que desde o rezoneamento de 2018 precisava se deslocar ao município de Bom Retiro, sede da 4ª Zona Eleitoral, para obter atendimento da Justiça Eleitoral.

Com base nessa experiência, o desembargador Carlos Roberto da Silva informou que a Corregedoria irá elaborar um protocolo formal para a abertura e o funcionamento de novos postos de atendimento. O modelo poderá ser replicado em outras cidades, incluindo os pedidos já em tramitação para os municípios de Itapoá e Luiz Alves. “Nos próximos dias, as informações serão encaminhadas formalmente à Presidência”, concluiu o corregedor.

Os endereços e contatos dos cartórios eleitorais do Estado estão na página do TRE-SC.

Por Patrícia Brasil - Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido