TRE-SC é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025
Assessoria de Comunicação Social foi indicada em duas categorias

A Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2025 (PNCJ) nas categorias “Relacionamento com a Mídia” e “Mídia Audiovisual". A premiação será realizada durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), nos dias 6 a 8 de agosto, em São Luís, no Maranhão.
O prêmio busca incentivar e reconhecer iniciativas que estimulem a criatividade, a inovação na divulgação de informações e a transparência, garantindo que a população tenha acesso à informação sobre os serviços do Judiciário brasileiro.
“A indicação ao Prêmio é um reconhecimento merecido à qualidade e seriedade do trabalho realizado na ASCOM do TRE-SC”, disse a assessora de Comunicação Social do Regional, Ana Patrícia Tancredo Gonçalves. “A criatividade da equipe é o destaque, e não se restringe só aos produtos que foram inscritos no Conbrascom, mas perpassa todos os trabalhos aqui desenvolvidos”, finalizou.
Indicações do TRE-SC no PNCJ
- Relacionamento com a Mídia: a série de vídeos “Eleições em pauta” reúne as principais fontes de informação do Tribunal para esclarecer dúvidas sobre as Eleições Municipais de 2024. O projeto surgiu para disponibilizar informações para a imprensa sobre o processo eleitoral. Alcance: realizado em um formato de perguntas e respostas, a série com 16 vídeos atingiu 13.226 visualizações até o final de 2024. Confira aqui a série de vídeos do Eleições em Pauta;
- Mídia Audiovisual: a série de vídeos “Sem Dúvida!” busca sanar questões frequentes sobre o processo eleitoral, e teve como foco principal as Eleições Municipais de 2024. Com vídeos curtos, uma linguagem simples e um formato descontraído, a produção visa aproximar a população da Justiça Eleitoral. Alcance: os 15 vídeos somaram 28.574 visualizações até o fim de 2024. Agora, em 2025, esse número já ultrapassou 32 mil plays. Confira aqui a série de vídeos do Sem Dúvida.
Além disso, Maurílio Luiz Hoffmann da Silva, também servidor da ASCOM do TRE-SC, foi indicado ao prêmio com o artigo “Revisitando o conceito de Comunicação Pública a partir de exemplos da Justiça Eleitoral brasileira”, no qual realiza uma revisão teórica sobre o conceito de comunicação pública por meio de exemplos da JE, destacando as instituições e seu funcionamento. Confira aqui o artigo acadêmico.
Por Isadora Alves e Aline Ramalho
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC