Cento e noventa mil títulos de eleitor foram cancelados no Estado
Dia 19 foi o último dia para a regularização de faltosos

Cerca de 3% dos títulos eleitorais em Santa Catarina serão cancelados. Até o dia 19 de maio, última data para regularizar o título, 190.378 eleitores não o fizeram. Até a data final, o número de títulos que poderiam ser cancelados era de 199.320. Mas, 7.601 regularizaram seus débitos, solucionando a sua situação eleitoral, e 530 foram cancelados por outros motivos, óbito, por exemplo. Dentro deste total, ainda existem 811 eleitores que não terão os títulos cancelados porque o voto, para essas pessoas, era facultativo - menores de 18 anos, pessoas com 70 anos, ou mais, além de pessoas não alfabetizadas.
Para resolver a situação eleitoral, a partir de 20 de maio, a pessoa precisa recolher a multa e comparecer ao cartório para reativar sua inscrição eleitoral. Mas, se a pessoa já possui dados biométricos coletados, pode fazer a regularização pela internet. As multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais podem ser pagas pelo Autoatendimento Eleitoral – Título Net, pelo Aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral, por meio de boleto (Guia de Recolhimento da União - GRU), do PIX ou de cartão de crédito.
Caso você não tenha regularizado o seu título eleitoral, poderá pagar a multa em débito eleitoral forma para solucionar o problema.
Janine Koneski de Abreu
Assessoria de Comunicação Social