Autodefensores da APAE de Rio do Sul são eleitos com urna eletrônica cedida pela Justiça Eleitoral de SC
Eleição comunitária teve 10 candidatos aos cargos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da região do Alto Vale - Rio do Sul realizou, nesta segunda-feira (27), a eleição para o cargo de autodefensor para o mandato de 2026/2028. A votação ocorreu em uma urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), em seção instalada na escola da associação no município. Ao todo, 10 candidatos concorreram, e do total de 153 eleitoras e eleitores aptos a votar, 94 compareceram à urna.
Conforme a assistente social da instituição, Tânia Taís Schaffer, “um dos principais motivos para a solicitação da urna eletrônica foi a identificação que muitos dos nossos atendidos nunca tiveram a oportunidade de ter contato com uma urna eletrônica devido às suas limitações. Em outras eleições a votação sempre era realizada em urna de lona”.
A assistente social explica que habilitaram-se para votar, os alunos e as alunas matriculados na APAE de Rio do Sul, que são pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Ainda, ela informa que tomou conhecimento sobre a possibilidade do apoio da Justiça Eleitoral no empréstimo da urna eletrônica através da APAE do município de Paulo Lopes. O suporte técnico foi prestado pelos servidores das zonas eleitorais de Rio do Sul.

Foram eleitos o autodefensor masculino Ludgero Hillmann Filho Neto e a autodefensora feminina Daniela Cristina Felix, para cargo de 3 anos, a partir de janeiro de 2026. O autodefensor e a autodefensora são as pessoas que representam os alunos e as alunas da APAE e dentre as suas funções estão:
- Estar presente e ter voz em eventos e reuniões oficiais da APAE, para garantir a participação das pessoas com deficiência nas decisões;
- Sugerir ações de melhoria para os programas, atividades e serviços da APAE, garantindo que atendam às reais necessidades do grupo;
- Contribuir para o fortalecimento das pessoas com deficiência, incentivando sua inclusão em todos os segmentos da sociedade;
- Ser um líder que oferece apoio aos colegas e atua como um modelo de autonomia e desenvolvimento pessoal;
Divulgar informações e conscientizar outras pessoas sobre a importância dos direitos e do movimento de autodefensoria.
Urnas eletrônicas nas eleições comunitárias
O TRE-SC disponibiliza urnas eletrônicas e sistemas de votação para entidades públicas organizadas e instituições de ensino realizarem eleições. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os serviços da Justiça Eleitoral e incentivar a participação democrática da comunidade.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução TSE 22.685/2007,estabelece os requisitos que os tribunais regionais podem disponibilizar as urnas eletrônicas. Além disso, o Regional desenvolveu o Sistema e-Voto, uma tecnologia de voto online que, assim como as urnas eletrônicas, também pode ser solicitada para eleições comunitárias.
Por Patrícia Brasil
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC


