Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Autodefensores da APAE de Rio do Sul são eleitos com urna eletrônica cedida pela Justiça Eleitoral de SC

Eleição comunitária teve 10 candidatos aos cargos

Autodefensores da APAE de Rio do Sul são eleitos com urna eletrônica cedida pela Justiça Eleitor...

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da região do Alto Vale - Rio do Sul realizou, nesta segunda-feira (27), a eleição para o cargo de autodefensor para o mandato de 2026/2028. A votação ocorreu em uma urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), em seção instalada na escola da associação no município. Ao todo, 10 candidatos concorreram, e do total de 153 eleitoras e eleitores aptos a votar, 94 compareceram à urna.

Conforme a assistente social da instituição, Tânia Taís Schaffer, “um dos principais motivos para a solicitação da urna eletrônica foi a identificação que muitos dos nossos atendidos nunca tiveram a oportunidade de ter contato com uma urna eletrônica devido às suas limitações. Em outras eleições a votação sempre era realizada em urna de lona”. 

A assistente social explica que habilitaram-se para votar, os alunos e as alunas matriculados na APAE de Rio do Sul, que são pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Ainda, ela informa que tomou conhecimento sobre a possibilidade do apoio da Justiça Eleitoral no empréstimo da urna eletrônica através da APAE do município de Paulo Lopes. O suporte técnico foi prestado pelos servidores das zonas eleitorais de Rio do Sul. 

Autodefensores da APAE de Rio do Sul são eleitos com urna eletrônica cedida pela Justiça Eleitor...

Foram eleitos o autodefensor masculino Ludgero Hillmann Filho Neto e a autodefensora feminina Daniela Cristina Felix, para cargo de 3 anos, a partir de janeiro de 2026. O autodefensor e a autodefensora são as pessoas que representam os alunos e as alunas da APAE e dentre as suas funções estão:

  • Estar presente e ter voz em eventos e reuniões oficiais da APAE, para garantir a participação das pessoas com deficiência nas decisões;
  • Sugerir ações de melhoria para os programas, atividades e serviços da APAE, garantindo que atendam às reais necessidades do grupo;
  • Contribuir para o fortalecimento das pessoas com deficiência, incentivando sua inclusão em todos os segmentos da sociedade;
  • Ser um líder que oferece apoio aos colegas e atua como um modelo de autonomia e desenvolvimento pessoal;

Divulgar informações e conscientizar outras pessoas sobre a importância dos direitos e do movimento de autodefensoria.Autodefensores da APAE de Rio do Sul são eleitos com urna eletrônica cedida pela Justiça Eleitor...

Urnas eletrônicas nas eleições comunitárias

O TRE-SC disponibiliza urnas eletrônicas e sistemas de votação para entidades públicas organizadas e instituições de ensino realizarem eleições. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os serviços da Justiça Eleitoral e incentivar a participação democrática da comunidade. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução TSE 22.685/2007,estabelece os requisitos que os tribunais regionais podem disponibilizar as urnas eletrônicas. Além disso, o Regional desenvolveu o Sistema e-Voto, uma tecnologia de voto online que, assim como as urnas eletrônicas, também pode ser solicitada para eleições comunitárias.

Por Patrícia Brasil
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido