Cerca de 300 Servidores Públicos com 20 a 40 anos de trabalho na Justiça Eleitoral são homenageados nesta terça (28)
Evento incluiu também palestra sobre valorização da vida

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) celebrou seus cerca de 500 servidores públicos nesta terça-feira (28), data comemorativa em todo território nacional. Para isso, 276 servidores públicos com 20 a 40 anos de trabalhos dedicados à Justiça Eleitoral receberam o Certificado de Mérito Eleitoral. Neste grupo, há servidores ativos e inativos, assim como pessoas que trabalharam na JE em diferentes estados.
A valorização dos servidores públicos a partir deste grupo específico faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal, o Programa Valoriza. Conforme o presidente do TRE-SC, desembargador eleitoral Carlos Alberto Civinski, esta é a primeira vez que o Tribunal faz uma solenidade deste tipo aos seus servidores e este momento é um reconhecimento do valor de cada contribuição individual para o objetivo coletivo.
“O trabalho que realizamos diariamente é mais do que uma função, é uma missão. E é graças ao empenho, à competência e à responsabilidade de cada um que conseguimos transformar desafios em soluções. Sigamos juntos, com orgulho e propósito, na nobre tarefa de servir ao público com excelência e, sobretudo, garantindo a democracia”, reafirmou Civinski.
Dentre os homenageados, Silvia Mara de Oliveira, chefe de Seção de Gestão de Mesários, destacou-se pelos seus 42 anos de dedicação à Justiça Eleitoral. A servidora pública ingressou na Justiça Eleitoral em 1983 e presenciou momentos-chave da democracia brasileira, começando pelas Diretas Já em 1984, assim como, a criação e uso da urna eletrônica nas Eleições Municipais de 1996. “Até hoje estamos aqui na instituição guardiã da Justiça Eleitoral. Então, o que me move é o meu compromisso com a democracia”, destaca a servidora.
Esses marcos históricos também foram presenciados por Ademar Manoel Bento Júnior, técnico judiciário da Seção de Assistência à Saúde, que atuou por 40 anos na Justiça Eleitoral e, assim como Silvia, poderia se aposentar, mas segue trabalhando. “A gente está aqui há bastante tempo, né? Mas passa tão rápido! Temos essa preocupação se vamos chegar com saúde na aposentadoria e essa época chegou”.
A passagem do tempo também foi um ponto de reflexão de Gonsalo Agostini Ribeiro, diretor-geral do TRE-SC, ao comparar a Reinstalação da Justiça Eleitoral catarinense e o período de dedicação dos servidores, a partir do exemplo de Silvia e Ademar: “A Justiça Eleitoral está celebrando 80 anos desde a Reinstalação e vocês dois têm a metade disso aqui [...]. O que vocês representam é a história da Justiça Eleitoral”.
Ainda, Gonsalo Ribeiro destaca que todos os servidores correspondem a peças da complexa engrenagem que é a Justiça Eleitoral catarinense e são a força motriz do TRE-SC. “O grande trunfo da Justiça Eleitoral é o seu quadro. Que cada homenagem inspire o engajamento, a inovação e a busca pela excelência em todas as atividades da justiça eleitoral”.
O diretor-geral e alguns juízes do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, entregaram os Certificados de Mérito Eleitoral aos servidores homenageados presentes. Os desembargadores eleitorais envolvidos são: Carlos Alberto Civinski, presidente do TRE-SC; Carlos Roberto da Silva, vice-presidente e corregedor regional eleitoral; Adilor Danieli; Sérgio Francisco Carlos Graziano Sobrinho; Marcelo Pizolati; e Filipe Ximenes de Melo Malinverni. O procurador regional eleitoral, Claudio Valentim Cristani também participou da entrega das homenagens.
Palestra “É preciso mudar?”
O evento de celebração também contou com a palestra “É preciso mudar?”, ministrada pelo servidor público do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Eduardo Japiassú, que também completa 36 anos de trabalho na JE e recebeu um Certificado de Mérito Eleitoral durante a cerimônia. Atualmente, o palestrante é coordenador da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco e há mais de 40 anos trabalha com teatro, música e poesia.
Em sua fala inicial, o servidor público palestrante explicou o motivo de ter usado essa pergunta como fio condutor de sua apresentação. “A gente vive em uma cultura em que nos ensinam a procurar respostas. Só que a resposta é muito restritiva e determina. E quando a gente vive no mundo das perguntas, a gente vive no mundo das possibilidades. Então, o convite que eu faço para vocês é que a gente possa mergulhar e acreditar no universo das possibilidades”.

Ao longo da palestra, Eduardo Jupiassú convidou todos a diversas reflexões sobre sonhos, sentimentos e viver o presente. Paralelamente à celebração das décadas de trabalho que os servidores públicos dedicaram à Justiça Eleitoral, o palestrante relembra às palavras de Mário Quintana sobre o tempo: “Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo [...] a única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará”.
O tempo é o conceito-chave destacado por Gonsalo Ribeiro, diretor-geral do TRE-SC: “todos que passam por aqui têm o brilho nos olhos porque acreditam no que a gente faz e doaram seu tempo aqui, com tanto louvor. E, com isso, elevaram a Justiça Eleitoral de SC ao patamar que somos hoje”, finalizou.
Confira a relação completa de servidores públicos homenageados.
Confira as fotos do evento no Flickr.
Assista ao evento completo no YouTube.
Texto por Aline Ramalho, com apoio de Heloísa Baumgratz
Fotos por Luciano Nunes
Assessoria de Comunicação Social


