Comissões de Gestão da Memória do TRE-SC e do TJSC realizam visita técnica às instalações do Arquivo Central
Encontro teve como objetivo a troca de experiências para a preservação do patrimônio documental

Os coordenadores da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizaram uma visita técnica às instalações do Arquivo Central do TRE-SC, nesta terça-feira (2). O encontro teve como objetivo a troca de experiências entre os tribunais e o alinhamento de estratégias para a preservação do patrimônio documental do estado.
Conduzidos pela arquivista, Sandra Buth Zanon e pelo assessor de Gestão da Informação, Edmar Sá, os servidores do Regional apresentaram ao coordenador da Comissão de Gestão da Memória e presidente do Comitê Gestor do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, ambos do TRE-SC, o juiz substituto Márcio Schiefler Fontes, à desembargadora e presidente da Comissão de Gestão da Memória do TJSC, Haidée Denise Grin, e ao chefe da Divisão de Arquivo do TJSC, Marcos Rodolfo da Silva, o acervo e os métodos de tratamento dos documentos, como também mostraram o projeto de digitalização de documentos históricos. Além disso, a condição do espaço físico foi um assunto abordado, devido à demanda por reformas para garantir a conservação adequada do acervo.
De acordo com Edmar Sá, o encontro entre as comissões reforça o compromisso das instituições com a memória institucional e a transparência pública. “Ao conhecerem os acervos e os processos de trabalho, os coordenadores das comissões podem planejar e viabilizar ações e projetos de pesquisa e preservação mais eficazes”, disse.
Para Sandra Zanon “a preservação da memória é um pilar fundamental para a sociedade, pois permite que a história e os processos judiciais sejam acessíveis para estudo e consulta, o que contribui para o fortalecimento da cidadania.”
Texto por Isadora Alves e Sylvia Weidemann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC