Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Presidente do TRE-SC participa do Congresso de Municípios de Santa Catarina 2025

Desembargador Carlos Alberto Civinski compôs a mesa de autoridades nesta terça-feira (2)

Desembargador Carlos Alberto Civinski, presidente do TRE-SC participou de mesa de autoridades do...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Alberto Civinski, compôs a mesa de solenidade de abertura do Congresso de Municípios de Santa Catarina (COMAC) nesta terça-feira (2). O evento iniciou no dia 2 e encerrará no dia 4 de setembro, no ExpoCentro, em Balneário Camboriú. 

Organizado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), o congresso deve reunir mais de 142 palestrantes para promover o debate sobre os rumos da gestão pública, com foco em infraestrutura e mobilidade, gestão pública e governança, políticas públicas e debates jurídicos e técnicos. Em seu discurso, o presidente do TRE-SC reforçou a relação institucional entre a FECAM e a Justiça Eleitoral de Santa Catarina. 

“Trata-se de um laço muito natural, uma vez que nos unem não apenas a valorização da democracia, como também o estreito elo que há entre as municipalidades e a operacionalização das eleições. Como exemplo representativo, entre tantos possíveis, todos os gestores públicos aqui presentes sabem do grande empenho dos municípios para a disponibilização, a cada dois anos, de escolas e outros equipamentos públicos para comporem os locais de votação, tema que contamos com o apoio da FECAM na ampla interlocução, devido à acelerada ampliação da complexidade [das eleições] em anos recentes”, destacou o desembargador Civinski. 

Outro ponto discorrido sobre a interação entre TRE-SC e FECAM foi na oportunidade de ação conjunta no programa ‘Justiça Eleitoral em Movimento’, onde a JE catarinense leva o atendimento eleitoral aos municípios que não possuem cartórios eleitorais. “Continuaremos buscando essa parceria, em que o poder público municipal cede espaço e infraestrutura por alguns dias ou até uma semana, e a Justiça Eleitoral instala um ponto temporário de cadastramento biométrico para atender ao eleitorado local”, complementou. 

Pontos de atendimentos permanentes

O presidente do TRE-SC também apresentou uma nova iniciativa da Justiça Eleitoral catarinense, com apoio dos municípios Itapoá e Luiz Alves. Nessas duas cidades, foram instalados postos permanentes de atendimento. “Convido desde já a FECAM, bem como as prefeituras interessadas, a iniciarem o contato institucional”, falou. beleza

Por fim, o desembargador Carlos Alberto Civinski destacou a parceria entre as instituições. “As oportunidades de atuação conjunta no interesse da democracia e atendendo aos anseios da sociedade em cada município são sempre amplas, e a Justiça Eleitoral está sempre de portas abertas à FECAM para equacionarmos as soluções”, concluiu o presidente do TRE-SC. 

Assessoria de Comunicação Social, com informações da FECAM. 

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido